Prefeitura instala e substitui papeleiras em diversos pontos de Aracaju

Serviços Urbanos
13/07/2023 15h35

Instaladas em pontos estratégicos da capital, incluindo áreas de comércio e lazer, as papeleiras representam um importante mecanismo para a manutenção da limpeza urbana, oferecendo à população uma alternativa de descarte prática e de fácil acesso. Só nos últimos quatro meses, 80 recipientes deste tipo foram instalados ou reinstalados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em locais como praças, orlas, calçadões, além de regiões próximas às zonas de praias. 

Mesmo com sua efetividade e relevância também no que se refere à prevenção de alagamentos, uma vez que evitam o descarte inadequado de resíduos que podem chegar às galerias de águas pluviais e aos bueiros, estes equipamentos também são, constantemente, alvos de ações de vandalismo. Das recém-instaladas papeleiras, 70% foram em substituição a outros dispositivos que haviam sido parcial ou totalmente danificados. 

Segundo levantamento feito pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, grande parte dessas ocorrências são registradas em espaços da Orla da Atalaia, seguido do Centro Comercial de Aracaju, ambas com alto fluxo de turistas e munícipes, o que torna a situação ainda mais delicada. 

“A Emsurb tem feito um amplo trabalho para identificar e substituir, da forma mais rápida possível, esses equipamentos danificados, mas, ainda assim, a consciência e sensibilização das pessoas é essencial para diminuirmos esses casos, que acabam gerando um gasto extra para o município e que aumentam a possibilidade de descarte irregular nestas e em outras regiões”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

Nas últimas semanas, novas papeleiras foram fixadas em trechos da praça Hélvio Dória Maciel, no Luzia; da Orla Pôr-do-Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro; do calçadão da rua Laranjeiras e da travessa Deusdedit Fontes, no Centro, além da venida  Gasoduto, no bairro São Conrado. “A programação é montada com base no prazo estimado pelo fornecedor, uma vez que o material leva um tempo para ser fabricado. A previsão é que 100 novas papeleiras sejam fixadas até o próximo mês”, destaca o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.