Centro de Especialidades Odontológicas aumenta em 75% os atendimentos realizados

Saúde
13/07/2023 15h50

A busca por serviços de saúde bucal no Centro de Especialidades Odontológicas David Oliveira de Souza (CEO), aumentou em cerca de 75% no primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Localizada no bairro Farolândia, a unidade da Prefeitura de Aracaju, gerida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 5.624 atendimentos nos seis primeiros meses de 2023.

Durante a semana, o CEO funciona em horário estendido, das 7h às 19h, para o paciente que, anteriormente, procurou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e foi encaminhado para o CEO. Além desse horário, aos finais de semana ou feriados, funciona no centro o Serviço de Urgências Odontológicas de Aracaju, das 19h às 7h, com profissionais prontos para atender os pacientes de urgência.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto, o Centro de Especialidades Odontológicas David Oliveira de Souza possui 15 especialistas. Para alinhar as ações em conjunto, explica ela, o programa realiza reuniões mensais com o gerente da unidade, além de capacitações para qualificar os serviços, os quais poderiam .Gilmara ressalta ainda que o quantitativo de atendimento não é maior devido ao alto absenteísmo, ou seja, o não comparecimento às consultas agendadas.

“O resultado do primeiro semestre de 2023 foi bem produtivo e isso é reflexo das nossas reuniões mensais que ocorrem desde março com a finalidade de realmente melhorar a qualidade dos nossos atendimentos. Nós conseguimos zerar a fila para a especialidade de atendimento a pessoas com deficiência, cujo agendamento ocorre na UBS e em até 15 dias depois da avaliação do dentista da UBS conseguimos agendar uma consulta com o especialista no CEO”, destaca a coordenadora.

Ele explica também que as reuniões são essenciais para avaliar o funcionamento da unidade e os resultados mês a mês. “As reuniões acontecem sempre na última semana do mês para tratar do que ocorreu ao longo destes 30 dias, avaliando o funcionamento e resultados das ações, sobretudo se o que foi planejado está sendo executado. Dessa forma, estamos atingindo a meta de quantitativo mínimo de atendimentos preconizado pelo Ministério da Saúde”, pontua.