Prefeitura inicia reforço pedagógico para alunos do 2º ao 5º anos das escolas municipais

Educação
17/07/2023 12h40

Na manhã desta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao reforço pedagógico para cerca de dois mil alunos do 2º ao 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A ação ocorrerá até o dia 28 de julho e é uma das estratégias realizadas pela gestão para fortalecer a alfabetização na capital.

São 26 escolas polos da rede ofertando aulas de reforço, com transporte e merenda escolar garantidos. Os estudantes que participam da ação são aqueles identificados, através das Avaliações Diagnósticas e da Prova de Leitura, com maiores dificuldades na leitura e escrita. A Semed organizou as turmas para que houvesse o número máximo de dez alunos em cada uma, permitindo aos professores um atendimento mais individualizado. 

Secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu afirma que o reforço representa o quanto a Semed vem se esforçando para o pleno funcionamento educacional no município. Ele ressalta, ainda, que esta iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. O objetivo, segundo ele, é garantir que, ao final de cada ano letivo, a partir de 2023, 100% dos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental estejam devidamente alfabetizados. 

"No mês passado, o Governo Federal lançou a nova Política Nacional de Alfabetização (PNA), preconizando aos municípios e estados que, até o ano de 2026, todo estudante matriculado no 2º ano do ensino fundamental esteja devidamente alfabetizado. Aracaju ousou: já vinha trabalhando todos os quesitos propostos. Nossa meta é fazer com que todos os estudantes do 2º ano já terminem este ano mesmo devidamente alfabetizados", pontua Ricardo Abreu.

O gestor evidencia a importância do esforço conjunto entre toda a comunidade escolar para o sucesso neste processo de recomposição da aprendizagem. "Entendemos que somente por meio de um acompanhamento de perto das famílias, da escola e da Secretaria, em uma ação integrada e de rede, é que podemos garantir que os nossos estudantes consigam evoluir no aprendizado e possam ter sucesso na escola e na vida", enfatiza.

Cadernos Relembrando
Para potencializar o ensino durante as aulas do reforço, a Semed entregou a professores e alunos os cadernos Relembrando, do Educaju, material atrativo e focado no exercício da leitura e escrita. Além disso, são realizadas atividades dinâmicas que estimulam o interesse e a atenção de cada estudante. 

Os professores que estão atuando nesta ação passaram por capacitação promovida pela Semed na sexta-feira (14), na qual formadores da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) explanaram sobre o conteúdo do Relembrando e realizaram dinâmicas para que todos compartilhassem ideias para um aprendizado mais eficaz.

Uma Prova de Fluência Leitora similar à que foi aplicada no fim do mês de junho será realizada com os alunos, novamente, ao final do reforço, com o intuito de diagnosticar o desenvolvimento de cada estudante nestas duas semanas. O diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes, explica que este período de tempo entre um semestre e outro é uma fase que favorece a realização de correções de rotas no ensino. 

"Este é um momento do ano em que nossas atenções ficam focadas em um grupo reduzido de alunos, aqueles que no primeiro semestre letivo não tiveram desenvolvimento similar aos demais e necessitam de um atendimento mais amplo. Estes precisam acelerar o processo de desenvolvimento da leitura para que estejam mais preparados para os conteúdos que virão em agosto. Em 2022, esta iniciativa apresentou avanços significativos e tornou-se uma política da rede", afirma Evilson.

Diretora da Emef Jornalista João Oliva Alves, localizada no bairro Santa Maria, Elainy Oliveira conta que a Emef é uma das escolas polos e está recebendo cerca de 40 alunos. Ela diz que é importante haver uma ação desta natureza na rede, principalmente, porque ela conta com uma especificidade: um sistema de avaliação próprio que permite identificar aqueles estudantes que estão com dificuldade na leitura e, a partir desses dados, selecionar os que precisam do reforço e intensificar o processo de aprendizado deles.

"Nossa escola funciona de forma integral, mas o reforço acontece no turno da manhã, das 7h às 11h, e ainda há mais uma vantagem: o estudante chega pela manhã, toma café e, antes de ir pra casa, almoça.  Outras crianças que moram distantes também estão sendo atendidas através do transporte escolar. O reforço escolar também vem como mais uma oportunidade dos alunos estarem na escola, dando apoio às famílias e fazendo com que seus filhos superem suas dificuldades de aprendizagem", expressa Elainy.