Prefeitura disponibiliza Central da Matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Educação
19/07/2023 09h46

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está disponibilizando contatos para que sejam sanadas dúvidas sobre a matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Através dos números 3179-1574 e 9 98106-2969, que também funciona como WhatsApp, técnicos do Departamento de Educação Básica (DEB) realizam os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

De acordo com a Coordenadora de Orientação e Inspeção Escolar da Semed, Juscileide Souza, os jovens e adultos com dificuldade de acesso à internet para solicitação da matrícula online podem entrar em contato pelos números disponíveis e receberão auxílio para a execução da matrícula.

“Além do contato por ligação, eles também podem comparecer presencialmente a uma das escolas que ofertam a EJA, solicitar a matrícula e a própria instituição vai realizar esse cadastro para eles. Além do mais, também podem comparecer à central de matrícula, que fica localizada no Departamento de Educação Básica de Aracaju , tirar todas as dúvidas e realizar a matrícula”, explica Juscileide.

O período de matrícula da EJA para o segundo semestre foi iniciado no último dia 17 de julho, para jovens e adultos com idade mínima de 15 anos completos, que desejam ingressar ou retomar os estudos. Com 3.500 vagas, divididas entre 900 para os anos iniciais do ensino fundamental e 2.600 para os anos finais, a rede municipal tem expectativa de que a procura se assemelhe ao primeiro semestre, que registrou atendimento a aproximadamente 2.200 alunos.

Em Aracaju, com 18 escolas ofertam a modalidade, e os interessados devem se matricular pelo portal da matrícula online, disponível no site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline. Após a etapa de solicitação da vaga, o estudante deve entregar a documentação na escola escolhida em até dois dias úteis, finalizando, assim, seu processo de ingresso na educação municipal.

A flexibilidade de atendimento a esse público-alvo é uma medida sensível, empática e inclusiva - como deve ser todo e qualquer processo educacional - visto que a EJA acolhe pessoas que não foram alfabetizadas ou que acabaram se distanciando dos estudos por diversos motivos, principalmente por vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a coordenadora de Orientação e Inspeção Escolar da Semed, até o dia 18 de julho, a pessoa com maior idade matriculada no EJA foi uma senhora de 68 anos, que fez todo o cadastro de forma online. Já o estudante mais novo foi um jovem de 15 anos, que também acessou o programa via internet.

Teste de reclassificação
Um ponto importante neste processo de matrícula na EJA é a possível dificuldade do aluno de saber qual foi a série em que ele parou os estudos. Ou seja, muitos podem não lembrar ou não conseguir se deslocar até a escola em que estudaram pela última vez e não conseguem identificar seu grau de ensino e informá-lo no cadastro da matrícula. Para o empecilho, a coordenadora destaca a opção disponível para o problema.

“Aquele aluno que não souber o seu nível de aprendizado e a série em que parou deve se deslocar até uma das 18 escolas que ofertam o EJA e solicitar o teste de reclassificação. Lá, a própria escola vai realizar o teste, situar o estudante da sua classificação e executar a matrícula”, informa.

Ainda de acordo com Juscileide Souza, as escolas já se antecipam para outras situações que podem distanciar os jovens adultos das escolas, como a falta de tempo e a situação de insegurança alimentar. “Portanto, as instituições da EJA ofertam a merenda escolar no início da jornada, já que muitos vão direto do trabalho para as salas de aula”, ressalta.

Por fim, a coordenadora também reforça que neste segundo semestre haverá uma Avaliação Diagnóstica, que servirá para identificar aqueles alunos que realmente não estão alfabetizados, para que se possa ter uma maior atenção a esse público e se providencie uma introdução ao reforço, já que a maior missão da EJA é ensinar essas pessoas a ler e a escrever.