Prefeitura inicia etapa de recapeamento asfáltico da obra da ponte Juscelino Kubitschek

Obras e Urbanização
19/07/2023 17h00

O serviço de reforma e ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, está em fase final. A Prefeitura de Aracaju inicia, nesta quarta-feira, 19, o trabalho de recapeamento da via, com a fresagem do antigo pavimento, etapa que precede a implantação da nova camada asfáltica.

A expectativa da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, é de aplicar mais de 450 toneladas de asfalto nas seis faixas de rolamento que compõem os dois sentidos da ponte. A massa asfáltica é produzida na própria usina da Emurb, onde os técnicos realizam ensaios laboratoriais do asfalto a ser aplicado, obedecendo um rigoroso controle de qualidade.

A gestão municipal já finalizou a confecção do muro em gabião, e segue com a terraplenagem do acesso à ponte, que sai do cruzamento da avenida Tancredo Neves com a avenida Governador Paulo Barreto de Menezes.

Esse trecho possui extensão de 210 metros na parte anterior da ponte, no sentido praias, e em mais 80 metros após. Outros serviços complementares são feitos neste momento, a exemplo de colchão de Reno e remoção do cabeamento de telecomunicações em postes situados no acostamento da via.

Além disso, destaca o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o trabalho tem sido intensificado e será iniciada a construção da ciclovia, passeio para pedestres e guarda-corpos do lado da ponte que tem sentido para o Centro da cidade.

“Apesar da chuva atrapalhar um pouco o serviço de terraplenagem e o recapeamento, o período de sol nos permite avançar ainda mais para concluir a obra. Temos equipes em várias partes da ponte, para acelerar os serviços pendentes e entregá-la. A obra vai melhorar muito a mobilidade urbana naquela região, acabar com o afunilamento da via, que causava transtornos e acidentes. A ponte foi construída em 1958 e já apresentava certa defasagem em relação à nova demanda de fluxo da cidade. Nosso trabalho construirá, portanto, um legado muito importante para a cidade”, considera.

Reforma e ampliação
Com 160 m de extensão, a ponte será ampliada em 4 m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres. Para executar a obra, a Prefeitura investe R$ 20.971.282,97.

A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.