Prefeitura promoverá formação em primeiros socorros para profissionais da educação

Educação
20/07/2023 16h00

Os estudantes da rede municipal de ensino estão em período de férias, mas, ainda assim, toda a equipe de profissionais da educação segue com suas atividades em dia, aperfeiçoando ainda mais o trabalho. Por isso, aproveitando o momento de ausência dos alunos em sala de aula, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá formação em primeiros socorros a diferentes grupos de servidores que atuam na área educacional, como uma forma de capacitar não só os professores, mas todos aqueles que estão em contato com o público infantil.

A iniciativa é decorrente da Lei Lucas (13.722/18), que institui a obrigatoriedade do preparo para toda a equipe de escolas públicas, privadas e espaços de recreação infantil. De acordo com o coordenador do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), Willams dos Santos, este momento do curso será constituído da mesma metodologia de formação, mas será direcionado a três grupos diferentes em períodos distintos, visto que é um ensino prático e demanda atenção redobrada.  

“É um tipo de formação que é muito prática, então não tem como fazer com grandes grupos. Neste período de férias, a gente vai dividir a formação em três grupos especificamente. Um  para os motoristas e monitores de ônibus, para que eles possam estar ambientados em relação a esse conteúdo, principalmente para qualquer tipo de intercorrência no trajeto ou na porta da escola, em situações em que precisem atuar nesse sentido. Depois a gente vai fazer uma formação para gestores, porque é importante a gente perceber que o gestor da escola também precisa estar capacitado para fazer os primeiros atendimentos até o serviço de ambulância e de saúde chegar. A gente também convida para essa mesma formação de gestores os técnicos da Semed, porque as ocorrências não acontecem somente na escola, podem acontecer também nos setores administrativo”, explica.

Por ser um período de férias, a meta é promover uma ação intensiva nos grupos selecionados para que, ao longo do segundo semestre, seja possível convocar os professores dos anos finais e, durante seus horários de estudos, eles possam participar, interagir e se formar com os ensinamentos de primeiros socorros.

Ação constante
O coordenador da Ceafe também destaca que essa é uma ação que mantém uma periodicidade, ou seja, já vem ocorrendo e deve ser mantida a todo tempo. Segundo Wiliams, a equipe já fez formação de primeiros socorros para cuidadores de creche, para escolas, para porteiros.

“A gente intensifica por grupo a cada momento, porque não tem como fazer uma formação que é eminentemente prática com um grupo muito grande de pessoas, por isso que ela vai acontecendo paulatinamente. A gente segue a Lei Lucas, que exige a formação em primeiros socorros em todos os locais que tenha atendimento específico a crianças. É claro que a gente atende prioritariamente as escolas, que é o local onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, mas acredito que todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com a formação das nossas crianças precisam ter esse tipo de conhecimento”, informa.

A formação acontecerá nos dias 29 de julho e 10 de agosto, no Auditório Antônio Vieira Neto. Além do Ceafe, a realização do curso também conta com a participação do Departamento Geral Pessoal da Semed (DGP).