Aracaju realizará segunda edição dos Jogos Escolares Municipais em agosto

Educação
21/07/2023 12h00

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Aracaju (Semed), realizará a segunda edição dos Jogos Escolares da rede municipal de ensino. As partidas acontecerão nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto, e a competição conta com 3.362 alunos inscritos, com idades entre 8 anos e 17 anos.

Das 46 unidades escolas municipais de Aracaju que ofertam o ensino fundamental, 36 efetivaram as inscrições. Neste ano, serão ofertadas 14 modalidades: badminton, dominó, xadrez, dama, atletismo (100 metros rasos), salto em distância, arremesso de peso, futsal, queimado, mini-handebol, cabo de guerra, basquete, voleibol e fifa.

O coordenador de Esporte e Educação Física Escolar da Semed, professor José Robson dos Santos, ressalta a importância da prática esportiva no ambiente escolar. “A criança que pratica esporte dentro da escola ajuda a manter a disciplina e concentração dentro da sala de aula. Coordenadores já me disseram: alunos nossos que participam de projetos são os melhores que nós temos na escola. Fora isso, vem a questão da cidadania, que prepara uma série de princípios que vão ser importantes para o indivíduo quanto cidadão e, por fim, a questão da saúde e qualidade de vida, isso é consensual no mundo”, explica o coordenador.

Os Jogos Escolares têm como objetivo incentivar a prática esportiva entre os alunos da rede municipal de ensino, estimulando o desenvolvimento individual, além de melhorar o comportamento e concentração. Tudo isso auxilia no desempenho em sala de aula, tornando o aluno mais ágil e disposto a estudar.

“Criança não aprende em escola em que ela não gosta de estar, ela tem que ter prazer em estar na escola, e uma das formas de ter a criança, vivendo em harmonia no ambiente escolar, é o esporte. E dessa maneira os professores conseguem trabalhar melhor, por exemplo o português e a matemática”, comenta José Robson.

Fomento ao desporto escolar
A presença de espaços designados para a prática esportiva vem de um processo de adaptação, com reformas  de quadras já existentes e inclusão de novas em escolas que estão sendo construídas. Esse tipo de evento é um incentivo para envolver o esporte na vida escolar dos estudantes.

“Essa realidade, da inclusão do esporte nas escolas, começa a mudar, e ela muda mais rapidamente se a gente fomentar atividades como os Jogos Escolares. Com a participação em eventos como esse, o estudante vai cobrar da direção da escola, do professor, que ele quer continuar praticando esporte”, completa o coordenador.

A primeira edição dos Jogos Escolares Municipais foi realizada em 2019 e interrompida nos dois anos seguintes por conta pandemia da covid-19. Em 2022, a edição não aconteceu devido ao processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes. 

“A segunda edição dos jogos é um momento de grande felicidade e expectativa para a comunidade estudantil, que vê nesse evento uma grande inspiração para as crianças e adolescentes criarem uma cultura esportiva”, pontua José Robson.