Emsurb inicia tratativas para nova cooperativa assumir serviço de coleta seletiva

Serviços Urbanos
21/07/2023 16h44

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, reuniu-se com o presidente da Cooperativa de Reciclagem União, Jackson Vieira Batista dos Santos, nesta sexta-feira, 21, para tratar do contrato para a cooperativa assumir os serviços de coleta seletiva da capital.
 
O dinamismo das ações voltadas ao recolhimento de materiais recicláveis, realizado nas residências e empresas da capital, é uma ação disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Emsurb, que visa desenvolver a coleta, bem como o transporte, triagem, processamento e, principalmente, o destino dos resíduos recicláveis recolhidos que podem ser reutilizáveis. 

O trabalho será realizado de maneira conjunta com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Cores), e ambas ocuparão o mesmo espaço que será viabilizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), no bairro 17 de Março. 

Para Bruno Moraes, a iniciativa é importante para valorização da reciclagem e disposição dos serviços para toda a população. “Observo como um grande passo a Cooperativa de Reciclagem União ter nos procurado, de maneira imediata, colocando-se à disposição para a continuidade ao serviço de coleta seletiva da capital e até mesmo ajudar na ampliação desse serviço de excelência que Emsurb sempre apoia. A União prontamente compareceu, colocando toda a estrutura e as equipes para poder, por meio dos cooperados, dar contribuição e continuidade a esse serviço de coleta na cidade”, salientou. 

Segundo Jackson Vieira Batista dos Santos, os cooperados estão prontos para assumir esse serviço na capital e a cooperativa vai se empenhar em ampliar o atendimento aos bairros da capital sergipana. “Essa contratação das cooperativas irá auxiliar também a União na execução dos serviços e no fortalecimento dos catadores. A expectativa é que para os próximos meses todas as ações fiquem alinhadas entre as cooperativas e a Emsurb”, destacou o presidente da Reciclagem União. 

Coleta seletiva 
Mais 230 mil habitantes são atendidos pela coleta seletiva na capital. No primeiro semestre deste ano, foram recolhidas 2.479 toneladas de resíduos recicláveis e em 2022, 2.785 toneladas. Esse trabalho conta com a colaboração da população aracajuana ao destinar, de forma correta, resíduos com potencial reciclável. O atendimento é diário e o material recolhido segue para cooperativas.