Blitz Ambiental da Perimetral Oeste distribui cartilha à comunidade na feira do Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
21/07/2023 21h40

A feira livre do bairro Lamarão foi o ponto de parada da Blitz Ambiental realizada pela Equipe Social da avenida Perimetral Oeste no fim de tarde desta sexta-feira, 21. A missão foi a distribuição de uma cartilha com informações sobre o meio ambiente e orientações para sua preservação.
 
A ação faz parte da campanha de preservação ambiental do Trabalho Técnico Social realizado pela Prefeitura de Aracaju junto às famílias residentes no eixo de intervenção da grande avenida, que irá atravessar cinco bairros, ligando a capital a Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com Ayara Wanderley, técnica de referência do escritório de atendimento à comunidade da Perimetral Oeste, essa foi uma das muitas ações que vêm sendo realizadas dentro do eixo educação ambiental e patrimonial.
 
“A informação é o maior agente de mudança de atitude que pode existir. Já realizamos oficinas sobre temas como racismo ambiental, alimentação saudável e sustentável, além de roda de conversa sobre a preservação do manguezal. A feira do Lamarão foi um local indicado pela própria comunidade nas oficinas sobre comunicação comunitária, por ser um local de grande circulação de pessoas, bom para ações informativas, possibilitando que a população do entorno da obra se envolva com o tema proposto e com as ações do projeto como um todo”, comentou.

Entre os temas abordados na cartilha, estão dicas de uso consciente da água, descarte correto de resíduos sólidos, preservação de rios e mangues e serviços de resgate e proteção animal que podem ser acionados pela população. A Cartilha também traz contatos de cooperativas de reciclagem, incluindo para coleta de óleo de cozinha usado.
 
Vendedora de churros há mais de dez anos, Ana Carvalho conta que já faz o descarte consciente do óleo que utiliza no preparo. "Acho muito importante o recolhimento do óleo usado, para não ser jogado no meio ambiente. Minha mãe sempre faz sabão com o óleo que eu descarto daqui. E é importante a divulgação dessas informações porque tem muita gente que não sabe e nem busca conhecimento sobre isso", pontuou.

Elaborada com a colaboração da coordenação ambiental do projeto, de especialistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e do Consórcio Nipon/Cobrape, empresa supervisora do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, a cartilha tem o propósito de informar para melhorar a relação entre moradores e o meio ambiente, de modo a evitar transtornos causados pela poluição ambiental no dia a dia. 

Ao receber a cartilha, seu Ednaldo Mecenas defendeu a importância de se preservar o meio ambiente. "Vale à pena. Preservar é bom. Faz bem pra saúde de todo mundo. A cartilha vai dar instruções para que a gente não estrague a vida, porque a natureza é a melhor coisa que nós temos. Nossa  água, nossos rios, nossas plantas são ótimos pra gente poder crescer e se fortalecer. Então, que todo mundo se organize, jogue o lixo no lugar certo, separe o plástico, o vidro, etc. porque o povo recicla e vende. A preservação do mundo é muito importante", afirmou.