Prefeitura e Acese discutem revitalização do centro comercial de Aracaju

Desenvolvimento Econômico e Inovação
24/07/2023 16h22

Com a proposta de discutir medidas que viabilizem a revitalização do centro comercial de Aracaju, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Victor Rollemberg, esteve reunido nesta segunda-feira, 24, com o presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Maurício Vasconcelos, e dirigentes da entidade.

Durante o encontro, o secretário apresentou os projetos que serão realizados pela Prefeitura de Aracaju ao longo dos próximos meses e ouviu as demandas da classe empresarial sobre as necessidades de melhoria no principal polo de comércio da capital.

Victor destacou que uma das ideias da pasta é viabilizar a chegada de empresas do setor de tecnologia ao centro de Aracaju. Essas companhias seriam atraídas por vantagens competitivas existentes em Aracaju, como a localização privilegiada, incentivos governamentais, abundante oferta de prédios comerciais e ativos baratos, quando comparados a outras regiões do país

Esses empreendimentos seriam conquistados também pela oferta de mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação, um dos outros pontos que serão trabalhados pela secretaria. O gestor apresentou aos empresários o projeto do Caju Hub, um centro de inovação que funcionará na Galeria J. Inácio e que terá o papel de capacitar jovens em  áreas como engenharia de software e programação.

O secretário destacou também que a gestão municipal pretende desenvolver uma marca própria para o Centro, fortalecendo assim a identidade daquela região. Outro ponto que pretende ser trabalhado é a uniformização das fachadas dos estabelecimentos comerciais, por meio da regulamentação e da concessão de incentivos para a preservação das arquiteturas originais desses espaços.

"Queremos também atrair outros tipos de empreendimentos para essa área de nossa cidade, aumentando assim a circulação de pessoas e estimulando a geração de novos empregos. O centro comercial de Aracaju tem um enorme potencial a ser explorado e pretendemos unir forças para viabilizar a implementação dessas ações˜, explicou Victor Rollemberg.

Demandas empresariais

O presidente da Acese, Maurício Vasconcelos, apresentou no encontro algumas das demandas consideradas prioritárias para os empresários. Uma delas é a reforma das calçadas, sobretudo aquelas situadas nas ruas João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão, regiões de maior circulação de pessoas.

Além disso, os empreendedores também destacaram a necessidade de organização do comércio praticado pelos ambulantes no Centro. O representante da Acese reforçou não ser contra a atuação desses profissionais, mas ressaltou que é necessário criar um espaço para que eles possam continuar exercendo suas atividades e não prejudiquem o funcionamento das lojas.

Maurício ressaltou que a entidade está elaborando um projeto com propostas de melhorias para a área central de Aracaju. Denominada "Reviver Centro", a iniciativa contemplará ações que poderão ser desenvolvidas por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, além de entidades ligadas ao empreendedorismo.

A apresentação dessas propostas será feita no dia 4 de agosto, em um novo encontro entre os representantes da Acese e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação.

"Foi uma reunião bastante produtiva e deu pra perceber que há o interesse da Prefeitura em valorizar esse espaço tão importante da nossa cidade. Demos um passo importante para trabalharmos em conjunto e viabilizarmos as ações que poderão ser implementadas aqui", reforçou o presidente da Acese, Maurício Vasconcelos.