Secretaria de Desenvolvimento e UFS discutem parcerias para estimular inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação
24/07/2023 21h42

Com o objetivo de fomentar novas possibilidades de parceria para inovação na capital, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) recebeu nesta segunda-feira, 24, a visita do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano.
 
Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Victor Rollemberg, apresentou a proposta de criação do Caju Hub, um espaço destinado à oferta de capacitações para jovens na área de tecnologia da informação. Essa unidade, que funcionará no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizada na Orla da Atalaia, terá como função formar mão de obra para as empresas do setor que já atuam no estado e para aquelas que deverão ser atraídas pela gestão municipal durante os próximos meses.
 
Na oportunidade, o secretário destacou ainda o projeto de revitalização do centro comercial, que pretende contar com ações para melhoria da mobilidade na região, incentivos à empresas de base tecnológica, reordenamento urbano, padronização de fachadas e medidas para garantir a expansão do horário de funcionamento das lojas.

"Queremos que o poder público seja um indutor do desenvolvimento, buscando parcerias com a iniciativa privada, universidades e outras entidades para melhorar nossos indicadores econômicos e sociais. Temos um grande potencial a ser explorado e precisamos unir forças para viabilizar essas ações", explicou o secretário.

Inovação
O reitor da UFS, Valter Joviniano, destacou alguns dos projetos que serão realizados pela Universidade com foco em inovação. Entre as iniciativas, está uma proposta de formação e qualificação de jovens, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

A ação beneficiará mil estudantes com bolsas e cursos na área de tecnologia da informação. A ideia, segundo ele, é ampliar a rede de parceiros para expandir o número de vagas que serão oferecidas. 

O reitor destacou ainda que a UFS tem desenvolvido uma série de projetos para ajudar a cidade a se tornar mais sustentável, como a ideia de reduzir a emissão de gás carbônico; e inteligente, com ações que facilitariam, por exemplo, a identificação biométrica e facial dos cidadãos.

"Temos várias iniciativas e ideias que podem ser úteis para a sociedade. O que precisamos é de parceiros que possam nos ajudar a colocá-las em prática. Esse encontro serviu para conhecermos as ideias do novo secretário e discutirmos como podemos dar a nossa contribuição. Tenho a certeza de que iremos trabalhar em conjunto e que sairão bons projetos ", ressaltou o reitor.

Além de Valter Joviniano, também participaram da reunião os professores Antônio Martins de Oliveira Júnior e Lucindo Quintana Júnior.