Saúde de Aracaju orienta sobre a importância da alimentação nutritiva e saudável

Saúde
25/07/2023 15h36

Para estimular uma alimentação mais nutritiva e saudável, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incentiva a população a adotar um estilo de vida mais saudável com a ingestão de alimentos mais naturais e menos industrializados.

De acordo com a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto, uma alimentação que pode melhorar a saúde tem como base alimentos in natura e minimamente processados, ou seja, alimentos provenientes da natureza e que passem por mínimos processos industriais.

“O recomendado é priorizar alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, hortaliças, grãos integrais, carnes magras, feijão, ovos e produtos desnatados. Ter um consumo regular de fontes de gorduras boas também é imprescindível para a saúde, através de peixes, como sardinha e atum, além de castanhas e azeite de oliva extra virgem”, explica.

Alimentos industrializados
No ritmo acelerado do dia a dia, a alimentação prática é a escolha para a maioria das pessoas, por isso, os alimentos industrializados são os preferidos pela sua praticidade. “Os alimentos semiprontos, geralmente, possuem grande quantidade de gorduras saturadas, sódio e açúcares, entre outros elementos que, em excesso, podem causar danos à saúde”, enfatiza Vanessa.
 
A nutricionista reforça que as mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos favorecem muito a redução de doenças crônicas. “A alimentação quando feita de forma correta evita alguns problemas de saúde. É importante que a pessoa tenha consciência de que é preciso mudar os hábitos alimentares para evitar doenças graves, como é o caso da diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer”, orienta a referência técnica.

Fluxo de atendimento
Depois da marcação e da realização da consulta com o enfermeiro ou médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), se o profissional de saúde identificar a necessidade de consulta com nutricionista, a orientação é que os pacientes sejam encaminhados, via agendamento eletrônico pelo sistema IDS Saúde, por meio de regulação da SMS, para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos).