População comemora inauguração de novas praças no bairro Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2023 09h30
Início > Noticias > 101230

As duas novas praças do bairro Santa Maria já se tornaram palco para momentos felizes de socialização, recreação e lazer entre as famílias moradoras da região. Os novos equipamentos passaram por uma reestruturação completa, fruto de um investimento de cerca de R$1,3 milhão, com recursos do financiamento da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para os moradores, a construção das novas praças refletem o cuidado da gestão municipal com o bairro, e surgem como oportunidades para as melhorias de vida da comunidade local.

A moradora Maria dos Prazeres conta que, antes da reurbanização da praça 02, o local era apenas um terreno vazio onde muitos utilizavam para o despejo de lixo, ou seja, desagradável para quem passava ou mora próximo. Após as obras, tudo mudou no local, inclusive, o brilho nos olhos de quem viu a transformação acontecer.

“Antes da reforma isso aqui era uma negação. O terreno era puro lixo, era cheio de coisas negativas, vândalos e tudo mais. Agora está outra coisa, uma maravilha, e a comunidade pode brincar, fazer ginástica, caminhadas, ter momentos de interação”, disse agradecida a moradora.

A reurbanização e a construção dessas praças atendem aos anseios dos moradores, que aguardavam com um espaço adequado para o lazer. A construção da praça 01 dotou o espaço com passeios em concreto, equipamentos de ginástica, horta comunitária cercada de gradil, bancos e mesas. O equipamento também foi dotado de acessibilidade, com rampas, pisos táteis, e de iluminação com a tecnologia de LED, um dos pontos elogiados pela moradora Rosimari Silva dos Santos, que vive há 25 anos na região.

“A iluminação está ótima. Eu me sinto segura, porque a gente consegue ver quem vem  e quem vai. Outra coisa que me chamou atenção foi essa passarela. Uma praça como essa traz um sossego para nós. A gente pode sentar aqui e aliviar a mente. Às vezes a gente está estressada e quer sentar sozinha num banco para pensar. É uma coisa boa para a gente. Para as crianças está ótimo também”, destaca.

Já na praça 02, a reforma garantiu a substituição dos bancos e mesas, a construção de passeios em concreto, implantação de acessibilidade com a instalação de rampas e pisos táteis, concreto, implantação de acessibilidade com a instalação de rampas e pisos táteis, além da instalação de novas lixeiras. Também  houve a recuperação do piso, alambrado e arquibancadas da quadra esportiva, assim como a instalação de novas traves, tabela de basquete e postes para rede de vôlei. O plantio de árvores, a instalação de parque infantil e de também contou com luminárias com lâmpadas de LED.

Crislaine Santos sempre residiu no Santa Maria, desde que nasceu. Hoje ela já é mãe e enxerga um novo horizonte no local, a partir das obras estruturantes que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo dessas novas praças. A moradora garante que o espaço de lazer será bem utilizado tanto pelo filho, como por ela também.

“Agora temos uma opção de passeio para as crianças. Vai ser muito bom passar as tardes aqui, brincar com nossos filhos. Antes era só um terreno, não tinha serventia nenhuma para nós. Todo mundo está feliz com o resultado. Meu filho vai aproveitar e eu também, que vou poder fazer caminhadas e essa academia ao ar livre”, avalia.

Marta Betania dos Santos, também moradora do bairro, comemora a chegada dos novos equipamentos de lazer na região. “Antes dessa reforma aqui estava horrível, muito esquisito. Agora está uma maravilha. É uma benfeitoria para as crianças e até para a gente também, poder fazer uma academia e muito mais. Vou trazer minha neta todos os dias para brincar um pouco. É muito bom para estar entre amigos, socializar. Está tudo muito mais bonito e com valor. Agora é só aproveitar”, diz.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, essas praças têm características diferenciadas. "Elas foram debatidas com a fundação holandesa Bernard Van Lee que foi parceira da Prefeitura e trouxe uma visão diferenciada para os projetos. Com isso, nós incluímos elementos para que elas se tornassem espaços de amplo desenvolvimento para as crianças, na fase da primeira infância. Então, é possível observar que as praças interagem com o entorno, de maneira que as pessoas saem dos equipamentos, mas ainda assim, conseguem se integrar. As praças abraçam, de fato, a comunidade. Elas têm os mesmos conceitos dos equipamentos construídos no bairro 17 de Março, mas com esses diferenciais que reaplicaremos em outras praças da cidade", detalha.