Prefeitura instala segundo contêiner do novo datacenter na sede da Emurb

Obras e Urbanização
26/07/2023 14h00

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) recebe em suas dependências, nesta quarta-feira, 26, o segundo contêiner que abrigará o novo datacenter da Prefeitura de Aracaju. O processo, que ocorre por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), instituirá a modernização da infraestrutura de tecnologia da administração municipal.

O primeiro contêiner foi implantado na terça-feira (25), no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A Seplog contou com apoio da Energisa, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil e Guarda Municipal, que atuaram em conjunto na comunicação com as famílias do entorno afetadas pela ação, organização do trânsito e escolta do material.

Quando concluído, o sistema funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para solucionar a necessidade de armazenamento identificada no início da gestão, ainda durante a elaboração do Planejamento Estratégico. O sistema possibilitará que as secretarias e demais órgãos da Prefeitura consigam armazenar dados de forma mais ágil e segura, sem necessidade de comprar servidor ou preocupação com backup de informações.

O secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, destaca que, com esses novos datacenters, a administração municipal terá "toda a infraestrutura de processamento e armazenamento centralizada e ganho em escala, promovendo mais qualidade e segurança na tecnologia da informação de todos os órgãos e secretarias municipais, e permitindo que possamos avançar, cada vez mais, nos nossos projetos e melhorando os serviços prestados".

Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari ressalta o trabalho intersetorial feito para melhorar a eficiência da gestão.

“Estamos muito felizes em colaborar com um sistema tão importante, que será um marco para a administração pública. Essa parceria com a Seplog vai render frutos importantes para os projetos atuais e futuros da Prefeitura, uma vez que teremos uma estrutura de ponta para armazenar dados”, opina.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Seplog, Cláudio Silva,  a estrutura que vem sendo implementada conta com um padrão de qualidade internacional.

“O datacenter vai suprir as necessidades de toda a gestão, com alta disponibilidade, e hospedará soluções em infraestrutura de tecnologia em larga escala. A Prefeitura tem colocados seus processos, ferramentas e serviços ligados à tecnologia, e esse é o alicerce de uma cidade inteligente. Esse datacenter que vai servir a toda a gestão. Os dois contêineres são espelhados, e neles vão funcionar um cluster de hiperconvergência, que constituirá uma nuvem privada a qual todos os órgãos vão poder acessar, de forma que cada um possa ver contempladas suas necessidades de armazenamento de sistema”, comenta.

Juntos, os equipamentos compõem o projeto de modernização da infraestrutura de tecnologia da administração municipal. Ambos são de grande porte, cada um pesando 30 toneladas e medindo 4,60m de altura, 3,15m de largura e 11,60m de comprimento.

Para Diego Teles, analista de Tecnologia de Informação da Emurb, o órgão foi concebido como o local ideal para receber o segundo contêiner.

“Estudamos bastante e concluímos que a sede da Emurb seria adequada para receber parte da estrutura física do datacenter, porque possui um espaço físico amplo e a instalação aconteceria sem causar grandes impactos. Além disso, fica a uma distância adequada do Centro Administrativo. Essa é a primeira etapa, que envolve a parte da estrutura. Depois, faremos a implantação dos hardwares. É um sistema totalmente independente, que será monitorado 24 horas por dia, de forma remota, com todos os processos executados de modo automático”, detalha o analista.

Datacenter
As novas unidades de datacenter que estão sendo instaladas pela Prefeitura irão transformar a infraestrutura de tecnologia da informação na gestão municipal de Aracaju. São dois contêineres, com uma estrutura de hardware hiperconvergente (HCI) em cluster, o que significa que funcionarão como um conjunto de sistemas interligados de forma unificada, entregando uma alta capacidade de armazenamento e processamento, de maneira segura e ágil.