Oficina leva dicas de empregabilidade para a comunidade da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
26/07/2023 19h40

Jovens e adultos da comunidade da avenida Perimetral Oeste aproveitaram a oportunidade, oferecida pela Prefeitura de Aracaju, de saber como se preparar melhor para o ingresso ou recolocação no mercado de trabalho. A oficina “Conquiste Seu Emprego” apresentou, na tarde desta quarta-feira, 26, um guia básico sobre empregabilidade, incluindo dicas importantes para a construção de um bom currículo e para se portar numa entrevista de emprego.
 
O encontro foi realizado no Escritório de Atendimento à Comunidade, localizado no bairro Santos Dumont, e faz parte do eixo de desenvolvimento socioeconômico do Trabalho Técnico Social.

De acordo com a analista de projetos da Diagonal Social, Maísa Amaral, esta foi a segunda edição da oficina, realizada para todas as idades. “Independentemente de ser um jovem em busca do primeiro emprego, ou de ser um adulto ou idoso que quer entrar em uma nova área de trabalho, o conteúdo trazido pela oficina busca ajudar a todos, oferecendo um guia rápido de empregabilidade mesmo. Estamos preparando uma série de outras oficinas e cursos de capacitação para ofertar à comunidade. Muito em breve estaremos divulgando novas inscrições”, revelou Maísa.

Na avaliação do consultor empregabilidade Diego Almeida, a tarde foi bastante rica e cheia de dicas importantes que, se colocadas em prática, proporcionarão aos envolvidos melhores possibilidades de emprego no futuro. “Dividimos essa segunda edição da oficina sobre empregabilidade em dois momentos: no primeiro, trabalhamos o conceito de empregabilidade para fomentar nos presentes a necessidade constante por qualificação, por conhecimentos sempre ligados à área em que buscam emprego. Em um segundo momento, fizemos uma abordagem mais específica em relação às técnicas para elaboração e produção de currículos, bem como, para a participação em entrevistas de emprego”, detalhou. 

Aos 14 anos, Kaio Ryan Oliveira Couto cursa o nono ano. Ele conta que já está se preparando para as próximas etapas. “Eu achei a oficina interessante, bem legal. Na parte do currículo e da entrevista, me chamou a atenção a observação para evitar gírias. Depois desse aprendizado, acho que vou ser melhor. Eu ainda não comecei a procurar trabalho, mas estou fazendo curso de manutenção de celulares para que, mais pra frente, se houver alguma vaga no ramo de eletrônica, eu possa conseguir”.

Lindineide Victor, moradora do Rosa do Sol, é uma das líderes comunitárias eleitas como representantes na Comissão de Acompanhamento de Obra e Projeto (Caop). Ela considera que tem papel multiplicador das informações recebidas. “Queremos agradecer pela oportunidade de mais uma oficina aqui no Escritório. Foi mais um dia de aprendizado e vai ser muito bom poder levar esse conhecimento sobre como preencher um currículo e se comportar numa entrevista, não apenas para os jovens da nossa comunidade, mas também para as pessoas que se encontram desempregadas no momento”, disse. 

O jovem Jhonny Allan Santos da Conceição tem apenas 15 anos, mas esbanja certeza do que deseja para o seu futuro. Ele participou da oficina e revelou o objetivo que possui para as informações recebidas. “Hoje eu vim conhecer essa oficina para ter uma melhor chance de conseguir um emprego. Achei excelente. O oficineiro foi bastante descontraído e deu a oportunidade de interagirmos. Busco minha formação para me tornar um médico. Mas toda informação que me aprimore para encontrar um emprego temporário pra poder pagar minha faculdade de medicina já é bom”, concluiu.