Aracaju participa do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2

Guarda Municipal
27/07/2023 05h00

A Prefeitura de Aracaju integrou o Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública 2, realizado entre segunda e esta quarta-feira, dias 24, 25 e 26, em Brasília, por intermédio do comandante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, que na ocasião representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Ao todo, 163 municípios foram convidados a participar do evento, cujo objetivo foi o de colher as demandas para a diminuição de mortes violentas nessas cidades, e a partir disso articular a implementação de políticas públicas que visam prevenir e reprimir esse tipo de crime.

O Governo Federal foi representado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e pela coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Tamires Sampaio, que assinaram o termo de adesão dos municípios ao programa.

Além deles, participaram da solenidade de assinatura os ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Aracaju foi uma das três cidades selecionadas em Sergipe para aderir ao programa que prevê, além da entrega de equipamentos, o repasse de recursos e a inclusão de sua Guarda Municipal no programa Bolsa Formação, que visa capacitar ainda mais o efetivo da corporação por meio de cursos oferecidos através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com Mendonça, a iniciativa do Governo Federal vai ajudar a fortalecer a segurança pública no âmbito dos municípios com ações efetivas e o fortalecimento dos órgãos de segurança.

“Este evento foi muito importante para o reforço da segurança pública nos municípios, tendo em vista o lançamento de novas políticas nessa área, com a previsão do lançamento de novos editais, de termos de cooperação e repasses de equipamentos que servirão para fortalecer a atuação das Guardas Municipais. No último dia do evento, pude expor através das oficinas, as ações preventivas realizadas pela GMA, com enfoque na operação Terminal Seguro, Patrulha Maria da Penha, Programa Anjos Azuis, entre outros, que irão servir, inclusive, de modelos para outros municípios brasileiros”, pontua o comandante.