Prefeitura leva Cadastro Único Itinerante ao Residencial Jaime Norberto

Assistência Social e Cidadania
27/07/2023 16h40

A Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de aproximar o Cadastro Único (CadÚnico) da população, facilitando cada vez mais o acesso a benefícios socioassistenciais, realizou nesta quinta-feira, 27, ação itinerante no Residencial Jaime Norberto, localizado no bairro Porto D'antas, zona norte de Aracaju, através da Coordenação de Políticas de Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Com esta ação, os moradores das 369 unidades do residencial puderam ter acesso a orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF), atualização e realização do CadÚnico, atualização de cadastros unipessoais, transferência de municípios e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A assistente do CadÚnico e do PBF, Carla Vanessa Dória, explica que a ação itinerante amplia um serviço que já é ofertado nos 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade, no projeto Assistência Social Presente, fazendo com que a população esteja cada vez mais próxima aos serviços da Assistência Social de Aracaju.

"Este é um dos bairros que está em uma área vulnerável, que tem um número considerável de famílias em situação de vulnerabilidade e o trabalho é buscar famílias que podem estar fora do CadÚnico. Sabemos que existem famílias em situação de vulnerabilidade, em situação de extrema pobreza, que tem pessoas em situação de rua ou de trabalho nas ruas e nosso trabalho é prestar assistência a essas pessoas. O CadÚnico é a nossa maior base de dados de informações das famílias brasileiras, ele serve para que a gente possa melhor planejar ações de políticas públicas e nesse processo de busca e qualificação correlacionados aos cadastros unipessoais", destaca a assistente social Carla Vanessa Dória.

A manicure Joana Carolina Santos, que mora há dois meses no Residencial Jaime Norberto, afirma que essas ações da Prefeitura facilitam o dia a dia das famílias que buscam os serviços ofertados pelos Cras.

"O atendimento foi ótimo e rápido, foi um serviço que veio até mim e não precisei gastar dinheiro com transporte pra me deslocar até o Cras, e com o pessoal aqui dá tempo de ir pegar algum documento que faltou e resolver tudo. Hoje consegui atualizar meu cadastro do Bolsa Família, incluindo meu marido e só tenho a agradecer porque é através do trabalho desse pessoal que a vida de muita gente passou a melhorar", afirmou.

A partir dessa ação, a dona de casa Jacilene Pereira da Rocha, 57, pôde realizar o cadastro no CadÚnico e poderá, agora, conseguir benefícios que ajudem na melhoria de vida.

"Estou desde 2021 sem trabalhar por causa de problemas de saúde e aqui com as atendentes consegui fazer meu Cadastro Único e tirar todas as minhas dúvidas, principalmente dos benefícios que posso conseguir com o cadastro. No momento, eu não tenho nenhuma renda e preciso comprar remédios, comprar comida e o atendimento que tive hoje me deixou com uma esperança grande da minha vida melhorar", disse.