Conseguir um emprego formal ou retornar ao mercado de trabalho é o sonho de muitos aracajuanos. E com uma exigência cada vez maior por parte das empresas, os candidatos a uma vaga precisam estar cada vez mais preparados. É com essa missão de inclusão social através da geração de emprego e renda que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), promove a qualificação profissional e ações para inserir as pessoas no mundo do trabalho.
Para além de receber e cadastrar currículos de pessoas interessadas em uma vaga de emprego, a Fundat promove a qualificação por meio de cursos profissionalizantes, palestras, seminários, oficinas, workshops, entre outras atividades. Somente no primeiro semestre deste ano, a Fundação Municipal já capacitou mais de 5.500 cidadãos aracajuanos em cursos e oficinas de qualificação profissional.
De acordo com o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Arnaldo Almeida, também nesse período de seis meses, o órgão realizou o cadastro de mais de 5.755 novos currículos, e encaminhou 1.734 pessoas ao mercado de trabalho. Ao todo, foram captadas 501 vagas de trabalho formais em empresas, sendo que, desse total, 173 pessoas encaminhadas pela Fundat foram contratadas, o que equivale a 34%.
Arnaldo explica que o catálogo da Fundart possui mais de 100 atividades, entre cursos, oficinas e workshops, que são oferecidos em diversos eixos, como Informação e Comunicação, Gestão e Negócio, Ambiente e Saúde, Produção Cultural e Design, Produção Alimentícia, Desenvolvimento Educacional e Social, Infraestrutura, entre outros. Alguns cursos são feitos online e outros no modo presencial.
“A gente busca qualificar essas pessoas, pois o mercado está cada dia mais exigente. Estamos sempre pesquisando quais os segmentos que estão tendo mais empregabilidade, para que a gente capacite os cidadãos que nos procuram. É muito importante se qualificar para conseguir um emprego e se manter nele. Além dessas oficinas para o mercado de trabalho, nos diversos segmentos, nós também orientamos sobre comportamento na entrevista de emprego e como montar o próprio currículo”, pontua o diretor.
Currículos e cursos de qualificação
“Nosso trabalho é captar vagas de emprego no mercado de trabalho, especificamente para o cidadão de Aracaju, e fazer a intermediação de mão de obra. Preparamos essas pessoas, as encaminhamos e aguardamos o resultado da empresa, se a pessoa foi ou não contratada”, afirma Arnaldo Almeida, ao explicar que as empresas não têm exclusividade de parceria com a Fundat, então os candidatos encaminhados concorrem com muitos outros.
O diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat ainda explica que todo início de mês a fundação divulga os cursos e diversas atividades disponíveis para qualificação. Além da sede da Fundat, no Centro de Aracaju, há mais sete Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), presentes nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Inácio Barbosa, Farolândia (Augusto Franco), Coroa do Meio, Santos Dumont, Porto Dantas, e mais dois pontos de apoio, um no Ceac do Aracaju Parque Shopping, e outro no Ceac do Shopping RioMar.
“A Fundat tem parcerias com diversas outras instituições para ofertar esses cursos. Tudo isso sem custo nenhum para o cidadão. A gente busca pesquisar no mercado local o que está mais vigente no momento, para qualificar as pessoas nessas áreas”, ressalta.
Além de receber, cadastrar currículos, qualificar e encaminhar para o mercado, a Fundat realiza também um acompanhamento pós-contratação, verificando se os cidadãos que foram contratados permanecem nos seus postos de trabalho. “No final do mês, buscamos saber se essas pessoas permanecem no emprego. E se saíram, procuramos saber qual o motivo. Com base nessas informações, vamos ajudá-las. A Fundat também ajuda aqueles que querem empreender, abrir o próprio negócio e ser microempreendedor individual”, destacou.