Aju Animal: programa é apresentado à Secretaria do Meio Ambiente de São Cristovão

Meio Ambiente
01/08/2023 15h03

A Prefeitura de Aracaju apresentou nesta terça-feira, 1º, à Secretaria do Meio Ambiente de São Cristovão, o programa Aju Animal, uma política pública municipal voltada para o cuidado e proteção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
 
Em reunião na sede da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), a gestora da pasta homônima no município vizinho, Janine Menezes de Oliveira, conheceu detalhes do programa lançado pela Prefeitura de Aracaju em novembro de 2022.
 
Desenvolvido pela Sema, o Aju Animal tem recebido ampla validação, não apenas internamente, com o apoio das organizações protetoras de animais do município e da sociedade em geral, mas também externamente, com a procura de outras cidades de Sergipe para conhecer a iniciativa e utilizá-la como referência em políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar animal.

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a implementação de políticas públicas para a saúde animal é uma demanda social e, neste sentido, o programa Aju Animal responde a essa problemática.
                                       
"Recebemos hoje com imensa satisfação a representante de uma cidade tão relevante para Sergipe, que esteve interessada em conhecer nosso projeto. Apresentamos detalhadamente a estrutura do modelo, incluindo a concepção, os instrumentos e os serviços oferecidos. Demonstramos como todos esses recursos se integram à política municipal do Aju Animal, permitindo que possam adotar nossa experiência e aplicá-la em sua própria cidade. Esperamos que essa troca de conhecimentos contribua para o avanço de São Cristóvão na área de proteção animal, assim como Aracaju vem avançando”, destaca o secretário Alan Lemos.

De forma inédita, o programa Aju Animal é desenvolvido a partir de quatro eixos de direcionamento. Estruturado de forma sistemática e organizada, o programa realiza castração de cães e gatboa os com objetivo de garantir o controle populacional de felinos e caninos que estão em abrigos, ambientes comunitários, acumuladores e protetores. O programa também fornece serviços de saúde para cães e gatos abrigados, bem como abrigos temporários e apoio à adoção.
 
Segundo a secretária Janine, o encontro foi extremamente proveitoso e o Aju Animal deve servir de modelo para um projeto futuro a ser implantado em São Cristóvão. “Nós em São Cristóvão estamos focados em planejar ações para a proteção animal e a guarda responsável, visando oferecer à população serviços de castração gratuita. Busquei essa reunião com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju exatamente para absorver a experiência dele e conhecer todo o programa que foi desenvolvido em Aracaju, pois servirá como um modelo a ser replicado em São Cristóvão” completa.