Serviço de transporte sanitário de Aracaju facilita acesso a serviços de saúde

Saúde
01/08/2023 16h44

O deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) até as unidades de saúde para a realização de consultas, exames e outros procedimentos é facilitado pela Prefeitura de Aracaju por meio do Transporte Sanitário, serviço voltado a pessoas com mobilidade nula ou reduzida e inscritas no CadÚnico.

Somente em 2022, o serviço, que é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurou 33 mil atendimentos, com uma média de 632 usuários atendidos por mês, garantindo o deslocamento programado de pessoas com dificuldade de locomoção. No primeiro semestre deste ano, já foram realizados 15,8 mil atendimentos no transporte sanitário, com 670 usuários atendidos por mês.

De acordo com a gerente do Transporte Sanitário, Stephane Sampaio, o serviço proporciona o transporte de pacientes com dificuldades de locomoção, e que não possuem condições de se deslocar para a realização de procedimentos como consultas, avaliações, exames, revisão cirúrgica, hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, "ou seja, procedimentos de caráter eletivo, no âmbito do SUS, regulados e agendados, sem urgência”, explica.

Para garantir o transporte dos usuários, a Saúde de Aracaju disponibiliza 15 veículos para o deslocamento programado, sendo 7 vans para pacientes de hemodiálise, 3 vans para os de fisioterapia, 2 ambulâncias e 3 carros para demais serviços da rede.

Para solicitar o serviço é preciso que o usuário preencha o formulário que está disponível no site da Prefeitura de Aracaju anexe ao formulário cópias do RG; CPF; cartão do SUS; comprovante de residência de pelo menos seis meses ou declaração de residência emitida pela Unidade de Saúde da Família; comprovante de autorização do procedimento pelo sistema de regulação; declaração de agendamento da terapia pela clínica ofertada pelo sistema de regulação (SUS), constando datas e horários do atendimento; relatório médico informando o quadro clínico do usuário; apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos ou; apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos para pensionista ou aposentados ou comprovante de cadastro único CAD Único, benefício do Auxílio Brasil ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Depois de preencher o formulário, o solicitante deve aguardar contato telefônico do setor. O deferimento ou não da solicitação do transporte regular ocorrerá em até cinco dias úteis. Já o transporte eventual, será informado ao usuário após 48h úteis da solicitação.