Monitoramento: Aracaju registra chuva com intensidade de fraca a moderada nesta quarta, 2

Defesa Civil
02/08/2023 17h32

Nesta quarta-feira, 2, o volume de chuva registrado através dos pluviômetros que integram o sistema ClimAju apontam o acumulado de 40 milímetros, até o final da tarde. As chuvas passageiras, com intensidade de fraca a moderada, são características do final da quadra chuvosa, na capital.

O monitoramento das variações meteorológicas é realizado cotidianamente pela Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para que sejam adotadas as medidas necessárias à redução de riscos na capital.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a perspectiva, com base nas informações dos serviços especializados em meteorologia, é de que nesta quinta-feira, 3, haja redução significativa das precipitações, com tendência de chuva fraca e passageira, se ocorrer. Porém, com maior probabilidade de predominância de sol.

O coordenador frisa ainda que nos últimos dias não houve acumulado de chuva expressivo, o que, diante dos volumes atuais, não são esperados impactos significativos. A equipe mantém o monitoramento preventivo e concedem atenção à influência da maré de 2.1m, registrada hoje, às 17h.

"Não foram constatadas anormalidades expressivas ou registro de ocorrências relacionadas às chuvas, através do serviço emergencial 199. Em relação aos ventos, não foram registrados valores atípicos para a região. Nesta quarta feira, tem predominado ventos com  velocidade de 15 a 25km/h", pontuou Robson Rabelo.

Mesmo sem a indicação para emissão de alerta, as equipes permanecem em atenção para o reforço do monitoramento nas áreas de risco e para o atendimento às solicitações que possam ser direcionadas ao órgão.

"Diversos fatores são avaliados para a adoção de medidas preventivas específicas, como a emissão do alerta por SMS. São verificados os avisos dos centros especializados, intensidade da chuva, probabilidade da chuva se estender e riscos associados ao acumulado preexistente", acrescentou o coordenador da Defesa Civil.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.