O canteiro central da avenida Gonçalo Rolemberg Leite, conhecida como Nova Saneamento, recebe cuidados especiais da equipe de jardinagem da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) esta semana. O trabalho, que começou na segunda-feira, deve durar 15 dias e contempla capinagem, troca de grama e poda das plantas ornamentais em todo o canteiro central da avenida, na zona Sul da capital. Na zona Norte, o bairro Bugio recebe os agentes de jardinagem no trabalho de revitalização de praça.
A estimativa é que sejam utilizados aproximadamente cinco mil metros de grama e quatro mil mudas ornamentais nesses serviços só na avenida Nova Saneamento. As plantas serão colocadas em trechos estratégicos e irão englobar espécies como mini-ixora, dracena, cor de lis, dentre outras. Para atender as demandas relacionadas às áreas verdes da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Gerência de Áreas Verdes da Emsurb, atua com uma média de 60 profissionais divididos entre essas duas equipes.
Um dos profissionais que ajudam na transformação da cidade é Joseias José dos Santos, responsável pelo trabalho manual de plantio de mudas. Para ele, ver a cidade florida e colorida é motivo de orgulho. “Me sinto muito feliz por ser um dos que faz o papel de deixar a cidade bem organizada. Me sinto bem em ver a cidade linda e florida e saber que isso é fruto do meu trabalho. Planta é vida, né?”, comenta o jardineiro.
O serviço de jardinagem e paisagismo é responsável por planejar, repaginar e restaurar espaços abertos e de circulação, um trabalho que vem mudando a forma como a população enxerga as cidades no país. Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, esse serviço está inserido no cronograma semanal e é uma forma que a empresa municipal tem de de embelezar a cidade.
“O nosso cronograma é feito levando em conta o trabalho de irrigação, roçagem, poda, jardinagem e paisagismo em todos os cantos da capital. Esse trabalho é de fundamental importância para deixar a nossa cidade ainda mais bonita, com o cuidado com os jardins, plantas de canteiros centrais e demais áreas verdes de Aracaju”, explica o presidente.
O horto do Parque da Sementeira é o berço do paisagismo de toda a capital, onde são cultivadas as plantas ornamentais que vão para as ruas. Um trabalho de produção de mudas que é uma parceria entre dois órgãos da Prefeitura de Aracaju: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que cultiva as plantas, e a Emsurb, que faz o trabalho nas vias públicas. O resultado são ruas, avenidas e praças arborizadas, floridas que garantem o bem-estar da população.
A aposentada Selma do Santos possui uma forte conexão com as plantas, o seu hábito de cultivar hortaliças, flores e orquídeas tornam-se ainda latentes quando visualiza em suas caminhadas ao ar livre no Parque da Sementeira, compostas por vegetação nativa. Ela ressalta a importância de manter espaços de lazer para uma vida mais saudável para os moradores da zona urbana.
“É fundamental o acesso a espaços de arborização, onde somos chamados a respirar profundamente e ficar tranquilos e relaxados. Essa também é uma ligação que já possuo, então quando visualizo esse trabalho, sinto-me renovada, pois somente a natureza proporciona isso para a gente”, afirma ela.