Café com Teatro inicia programação especial em homenagem a Valdice Teles

Cultura
04/08/2023 18h27

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), realizou nesta sexta-feira, 4, o primeiro encontro do Café com Teatro após o recesso. O projeto tem como objetivo promover discussões voltadas à cena teatral e às linguagens artísticas.

A programação deste mês é especial, em homenagem à atriz sergipana que dá nome a escola, Valdice Teles. Nascida na cidade de Riachuelo, Valdice Raimundo Teles trabalhou inicialmente como discotecária em Rádio e já no ano de 1980 ganhou maior relevância artística e ingressou no grupo de teatro de rua mais antigo do Brasil, o Imbuaça. No ano de seu falecimento, em 2005, a antes denominada Escola Municipal de Artes, é reinaugurada sob o nome de Escola Oficina de Artes Valdice Teles, homenageando a importância artística e social da atriz.

Nesta sexta-feira, o Café com Teatro realizou o primeiro encontro da série de eventos planejados em homenagem à atriz. A programação contou um momento de falas em homenagem à atriz, do coordenador da EOAVT, Paulo Andrade, e da sobrinha da atriz, Patrícia Morgana. Houve também a abertura da exposição etnográfica “A Presença de Valdice Teles”; o descerramento de tela artística em homenagem à atriz e a apresentação musical da cantora e oficineira Tânia Maria, que abriu o evento com a música Beatriz, canção de Chico Buarque e Edu Lobo.

Participaram do evento familiares da atriz Valdice Teles, como o irmão Manoel Messias Raimundo e a cunhada Maria Pureza Raimundo, a irmã Isabel Raimundo e as sobrinhas Priscila Raimundo e Patrícia Morgana. Priscila contou ainda a importância desse momento em homenagem à atriz.

“É um momento de muito orgulho, ela realmente era uma artista, ela ia pra rua. Eu lembro de quando eu era criança e via as fotos dela em espetáculos lá no Imbuaça, cheguei a ir ainda, poucas vezes, mas lembro do local,  lembra de já adolescente assistir a um espetáculo. E ela vivendo realmente a arte, então para a gente essa homenagem é muito importante, é o reconhecimento da batalha dela na construção da cena artística aqui em Aracaju”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo do estado de Sergipe, Ivo Adnil, reconheceu a importância de iniciativas como o Café com Teatro e a grandeza da atriz Valdice Teles como uma figura importante na cena teatral no estado de Sergipe. “Temos percebido que todas as iniciativas que venham abraçar, acolher e incentivar o nosso fazer artístico são muito louváveis. E com o café não é diferente, nós estamos muito carentes de espaços como esse para mostrar o nosso trabalho, confraternizar  e intercambiar as nossas vivências e fazeres”, explicou.

Sobre o Café com Teatro

Aberto ao público, o Café com Teatro é realizadp todas as sextas-feiras na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, às 16h. A programação é divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju – @funcaju e @eoa.vt.