Alunos da rede municipal prestigiam treino da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Educação
04/08/2023 20h49

Nesta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), proporcionou alegria e encantamento para os alunos da rede ao levá-los para prestigiar o último treino da Seleção de Conjunto da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para o Campeonato Mundial Ginástica Rítmica, em Valência, na Espanha. Convidada pela CBG, a Semed levou cerca de 900 alunos para as arquibancadas do Ginásio de Esporte Constâncio Vieira, os quais torceram e vibraram pelas atletas, que embarcam neste sábado, 5, para a disputa.

Presente na preparação final das ginastas, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a magnitude que é ter Aracaju como local de treino para a Seleção.

“Essas meninas são um verdadeiro orgulho para a nossa capital, para o nosso estado e para o Brasil. A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica treina em Aracaju e ela eleva o nome da nossa cidade, especialmente nos últimos anos, com as vitórias importantes que ela tem conquistado. Somente neste ano, essas ginastas nos trouxeram as medalhas de ouro, prata, bronze e elas estão, cada vez mais, respeitadas no mundo. Então, nada melhor do que essa despedida em grande estilo, neste treino final antes que elas viagem para o campeonato em Valência, na Espanha”, declara o prefeito.

O gestor também destacou a importância de proporcionar aos alunos do município uma experiência como esta. “Mobilizamos a nossa rede municipal para torcer, vibrar e para assistir a um belo espetáculo. Trouxemos para o treino 880 alunos, de 24 escolas, e foi uma linda festa, para as atletas, mas sobretudo para as nossas crianças, que se inspiram nestas rainhas da beleza, leveza e precisão. Elas são um fenômeno que nós aprendemos a amar, aprendemos a admirar e aprendemos a torcer. Estaremos aqui, na torcida para que elas conquistem mais um degrau nesse campeonato mundial”, afirma.

Secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu salientou o aspecto pedagógico e humano de realizar ações que incentivem os alunos a pensar sobre as diversas possibilidades de futuros e de que eles são capazes de vivenciá-los.

“É importante que a gente possa prestigiar a Seleção Brasileira de Ginástica, já que a CBG escolheu Aracaju como sua sede e, nós, como aracajuanos, precisamos torcer pela nossa seleção. As meninas estão viajando para a Espanha e nós trouxemos aqui o que existe de mais valioso na cidade de Aracaju, que são as nossas crianças. Pela perspectiva das possibilidades, hoje, meninos e meninas vão ver que eles podem, também, algum dia, se tornarem atletas que disputam Olimpíadas. E, sobre a perspectiva pedagógica, é sobre vivenciar a cidadania na sua plenitude. As crianças estavam em período de férias, ainda assim, as famílias entendem a necessidade e a importância de uma ação dessa natureza e autoriza que os filhos estejam aqui conosco coexistindo, convivendo numa festa bonita, torcendo para as meninas e verificando que também é possível sonhar. A Confederação Brasileira de Ginástica é uma grande parceira da Prefeitura de Aracaju, por isso, quando nós recebemos o convite, ainda que no período de férias dos nossos estudantes, nós aceitamos com muita alegria”, explica o secretário.

Emocionado com o último treino da Seleção antes do campeonato repleto de alunos na torcida, o vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Ginástica (Consugi), Ricardo Resende, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Aracaju e a presença de todos.

“Gratidão por ver um treino da seleção brasileira repleto de sergipanos que torcem pelas nossas atletas. Agradeço ao secretário da Educação do município, Ricardo Abreu, que movimentou toda a rede de ensino municipal. Também um registro especial ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que é um torcedor parceiro da seleção brasileira. É incrível quando, no calor da emoção das conquistas, dos mundiais, que termina a competição, se conquista uma medalha e fala que o prefeito vai receber a gente lá na prefeitura, que vai ter uma lembrança especial de Aracaju.  A gente fez grandes encontros na Prefeitura e é até emocionante uma frase que o prefeito falou em um deles, de que as atletas são as rainhas da beleza, da leveza e da precisão. Quero agradecer a prefeitura pelo esforço de mobilizar toda a rede municipal de ensino para esse momento tão importante da seleção brasileira, porque nunca na história da ginástica estivemos tão perto de fazer história no campeonato mundial”, ressaltou o coordenador.

Atletas e alunos

A ginasta Giovanna Silva se encantou com o grande público e afirma que a vibração em conjunto coloca as atletas lá em cima. 

“É incrível ter essa energia. Eu sou suspeita para falar, porque eu gosto desse calorzinho, desse frio na barriga. Mas ter essa multidão aqui com a gente, ver o estádio lotado com os gritos, os aplausos, eles cantando e vibrando com a gente toda vez que a gente pegava o aparelho na mão e acertava, dá mais motivação. Junta com a adrenalina e isso puxa a gente lá para cima”, disse.

Vislumbrados com a beleza dos passos das ginastas, os estudantes da rede municipal de Aracaju não se contiveram ao falar da alegria que era estar assistindo o espetáculo.

A aluna Dariane Alexandra Silva, da Escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribero, que também é atleta de ginástica, resume o momento com a palavra “perfeição”.

“Eu me emocionei demais, foi tudo perfeito, eu chorei muito e tirei foto com as atletas. Foi tudo maravilhoso. Eu achei tudo, estou sem palavras, foi simplesmente incrível. Eu resumo o dia como perfeição. Eu sou atleta e comecei a treinar ano passado, mas eu já fazia em casa, já tenho três medalhas, duas de ouro e uma de prata. Por isso, estar aqui hoje foi um sonho realizado”, comemorou a estudante.

Já a aluna Gabriela Moreira, da Emef Maria da Glória Macedo, descreve o momento como especial e lindo. “O treino foi lindo e eu amei. Nunca tinha vindo para algo assim, só assisti pela televisão. Quando soube do convite pela escola, pulei de alegria. E eu não imaginava que seria tão perfeito assim. Eu amei demais ter vindo”, aprovou.