AjuPlay: plataforma de streaming reúne e valoriza produção cultural sergipana

Agência Aracaju de Notícias
19/08/2023 10h00

A plataforma de streaming da Prefeitura de Aracaju, o AjuPlay, gerenciada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), tem se consolidado como um amplo espaço de promoção e compartilhamento da produção artística e cultural de Sergipe. O catálogo do serviço contém desde documentários e videoclipes, até shows, singles, literatura e registros de memórias, todos produzidos por artistas locais. A plataforma, acessível em dispositivos conectados à internet, é aberta ao público e constantemente atualizada com novos acréscimos ao seu catálogo.

Segundo Luciano Correia, presidente da Funcaju, o link de acesso passou a ser de domínio próprio, fortalecendo a identidade da AjuPlay como patrimônio do município. O ponto central de atração para os visitantes é a diversidade de formas artísticas. “O AjuPlay é a coisa mais moderna em tempos de formato para consumo de audiovisual e outros produtos que temos no mercado, reunindo o que há de melhor na produção cultural sergipana mais recente. É um leque tão amplo de cultura, uma fonte para quem quer assistir um espetáculo, uma peça, um show musical, ouvir um single, e é também uma fonte de pesquisa”, diz.

O catálogo da plataforma apresenta uma rotação constante, com entrada e saída periódica dos conteúdos. Entre as recentes adições no catálogo, Luciano Correia destaca um documentário sobre o palco Gerson Filho, do Forró Caju, outro referente ao Projeto Verão 2023 e o vídeo “Oito mulheres e um poeta”, com leituras dramáticas de poemas do escritor Carlos Cauê. O presidente da Funcaju ressalta ainda que o AjuPlay é um espaço de destaque para a cultura sergipana e serve, inclusive, como fonte de pesquisa.

Muitas das obras presentes no catálogo foram produzidas através de editais promovidos pela Prefeitura de Aracaju, possibilitando o uso dos recursos da Lei Aldir Blanc na cidade. Além disso, a plataforma inclui criações oriundas de outras iniciativas, como o projeto Janela para as Artes, um projeto de incentivo artístico executado com recursos próprios do Município durante a pandemia e o Forró Caju em Casa. Todas as realizações estão disponíveis em alta qualidade na seção de espetáculos musicais.

Além de proporcionar um acesso cultural maior aos cidadãos, o AjuPlay também desempenha o papel de um portfólio valioso para os artistas sergipanos, apresentando ao mundo as riquezas culturais de Aracaju. “Nós estamos abertos para o artista que quiser fazer parte do acervo. É uma coisa boa para todo mundo. Tanto para a gente, que incorpora mais conteúdo à nossa plataforma, como para o artista que vai ganhar essa janela privilegiada de divulgação e circulação de sua produção”, explica o presidente da Funcaju.