Prefeitura volta a disponibilizar balcões frigoríficos nas feiras livres de Aracaju

Serviços Urbanos
08/08/2023 12h25

As feiras livres administradas pela Prefeitura de Aracaju voltarão a contar com balcões frigoríficos para a comercialização de produtos de origem animal, dentro do que estabelecem as normas sanitárias. O projeto começou a ser reimplementado nesta terça-feira, 8, na feira livre que funciona ao lado do Batistão, entre os bairros 13 de Julho e São José. No local, 14 equipamentos de refrigeração foram instalados, oferecendo maior comodidade e segurança no armazenamento de itens como carnes, pescados, crustáceos e laticínios. 

“A retirada desses dispositivos precisou ser feita diante de algumas situações identificadas pela Prefeitura envolvendo a falta de manutenção regular, o que levou a remoção também de algumas bancas que apresentavam uma má conservação. Assim, fizemos uma nova convocação dentro do mesmo processo licitatório, com uma nova empresa assumindo esse trabalho de organização e padronização que levará maior tranquilidade aos compradores, seguindo os parâmetros definidos para este tipo de comércio”, pontua o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes. 

A disposição dos equipamentos acontecerá de forma gradativa e terá uma divisão por etapas, contemplando, até o mês de dezembro, 100% das feiras gerenciadas pelo município, segundo estimativa da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa). Este primeiro lote abrange nove de um total de 28 feiras. 

“Além do Batistão, outras oito localidades serão abastecidas ao longo da semana, totalizando 61 balcões frigoríficos utilizados e 30% do total de feiras contemplado. Estas feiras são as que estão localizadas nos conjuntos Orlando Dantas, Dom Pedro, Médici e Jardim Esperança, e nos bairros Jabotiana, 18 do Forte, Cirurgia e Coqueiral”, detalha o diretor Bira Rabelo. 

Frequentadores satisfeitos
Alda Maria Valença trabalha como feirante há mais de três décadas e entende bem a segurança e tranquilidade que serão proporcionados com a chegada dos novos balcões frigoríficos.
 
“É uma coisa que a gente já estava esperando, pois sabemos que é importante atender às normas da vigilância sanitária. Eu tenho 37 anos de comércio e acho excelente a ideia. Tanto é bom pra gente que está vendendo, que refrigera a mercadoria da forma certa, quanto para os clientes que compram seus alimentos com maior qualidade”, comenta a vendedora que também negocia nas feiras dos bairros Suíssa e Grageru. 

Quem chega até esses espaços em busca dos itens para o cardápio de casa também reconhece e comemora os benefícios trazidos pelo uso dos equipamentos no armazenamento dos produtos.
 
“Eu gosto muito dessa feira do Batistão e agora ficou melhor ainda. Chegar aqui e poder comprar uma carne fresquinha, bem refrigerada e de qualidade, é muito bom. Pra mim, o cuidado e a higiene são fundamentais e carne exposta a gente sabe bem que não é o mais adequado”, afirma a dona de casa Maria do Carmo dos Anjos.

“Muito bom ver essa organização. Pra mim, é uma coisa maravilhosa e que vai trazer mais tranquilidade no momento de comprar os produtos. Gostei bastante”, declara Iara Prado que confessa frequentar a feira livre do Batistão todas as terças-feiras.