Turismo: Aracaju terá voos diretos de Belo Horizonte a partir de outubro

Indústria, Comércio e Turismo
09/08/2023 11h14

Uma excelente notícia para o fortalecimento do turismo em Aracaju. A partir de 29 de outubro, aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros, passarão a pousar todas as terças-feiras, quintas-feiras e domingos no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A operação é fruto de entendimentos entre o Governo de Sergipe e a Azul Linhas Aéreas, com impactos positivos para todos os segmentos do trade turístico sergipano.

No ano passado, em Belo Horizonte/MG, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, participou de reunião com os executivos da Azul Viagens, Juscelino Melo (comercial de lojas), Aline Félix e Igor Bella (executivos de agências), Sâmea Omena (gestora de produtos), Secretaria de Estado do Turismo, e representantes da hoteleria sergipana, ocasião em que foram discutidas a ampliação na oferta de voos da companhia aérea para a capital sergipana e a redução no preço das passagens. 

“É uma notícia que todos que atuamos no turismo aguardávamos com muita ansiedade. Parabenizo o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju e o trade turístico nas várias discussões que envolveram este tema. O problema de ofertas de voos em nossa malha aérea sempre foi um gargalo para um maior protagonismo do nosso turismo no cenário nacional e esses voos da Azul, partindo de Belo Horizonte, mostrarão para as demais companhias aéreas que Aracaju é um mercado importante e rentável, que vale a pena elas [as companhias aéreas] reavaliarem suas rotas no sentido de colocar mais aeronaves para atender o destino Aracaju”, avalia Jorge Fraga.

Com essa iniciativa da Azul Linhas Aéreas, Aracaju passa a ser um destino mais competitivo no mercado, tendo como diferenciais sua diversidade cultural e gastronômica, organização da cidade, sol e praia durante todo o ano, hospitalidade do aracajuano e facilidade de chegada com mais essa expansão de operação da Azul na capital sergipana.

Demonstrando a importância de Belo Horizonte/BH como polo emissor de turistas para todo o país e a atenção da gestão municipal para esse mercado, Jorge Fraga ressalta que, desde 2022, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), promove capacitações na capital de Minas Gerais, por meio do projeto Viva Aracaju.

“Em maio de 2022 estivemos em Belo Horizonte, quando capacitamos agentes da Azul Viagens, e agora, em julho de 2023, realizamos capacitação para agentes de viagens da CVC e da Orinter Operadora e voltaremos em outubro para nova capacitação com operadoras e agentes de viagens, ou seja, é um mercado que a gente vem trabalhando há algum tempo e que com essa nova oferta de voos, vamos incrementar o intercâmbio turístico entre a capital sergipana e a capital mineira”, afirma o gestor.

Ainda de acordo com Jorge Fraga, no âmbito do Planejamento Estratégico da gestão, a Setur municipal possui várias ações de divulgação de Aracaju no mercado nacional e a entrada em operação dos voos diretos da Azul fará parte desse trabalho.

“Neste segundo semestre teremos grandes feiras de turismo, como a ABAV e Festuris, e os roadshows com a ABIH/SE. Além de todos os atrativos e diferenciais do nosso destino, que a gente já vem divulgando, vamos anunciar esses novos voos da Azul. Geograficamente, Confins [aeroporto da capital mineira] é central para atrair outros estados da região Sudeste e, com certeza, o Nordeste será muito demandado por isso, nesses eventos, vamos colocar Aracaju como o destino que não pode deixar de ser visitado”, planeja o gestor.  

Voos diretos de Belo Horizonte
Os voos entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o Confins, e o Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria, serão sempre às terças-feiras, quintas-feiras e domingos, conforme abaixo: 

Frequência e horários dos voos Confins (CNF) – Aracaju (AJU)
Origem            Saída         Destino           Chegada             Frequência
   
Confins           13h10         Aracaju           15h10          Terça e quinta-feira 
Confins           08h50         Aracaju           10h50                Domingo 
Aracaju          15h55         Confins            17h55          Terça e quinta-feira 
Aracaju          11h35         Confins            13h35                 Domingo