Prefeitura concede utilização de espaço público à Central Recicle

Meio Ambiente
09/08/2023 16h15

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), firmou acordo com a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Estado de Sergipe (Central Recicle), nesta semana, para liberação do Centro de Triagem, localizado no bairro 17 de Março. O termo de permissão concede a utilização do espaço público para a realização de atividades e serviços das cooperativas.
 
A concessão possibilita à cooperativa exercer atividades e serviços relacionados à triagem, confecção de fardos de material reciclado para a venda, entre outras ações. Serão beneficiados os cooperados ligados à Central Recicle. O contrato tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, o objetivo do acordo é ampliar o apoio às cooperativas de reciclagem de Aracaju. "Com esse acordo, as cooperativas vão poder usufruir do espaço de forma planejada, para que a gente possa apoiar a expansão e o crescimento da quantidade de material que é encaminhado à reciclagem. Esse é um compromisso que a Prefeitura tem de incrementar todos os processos que envolvam reciclagem e logística reversa. Com esse termo, a gente dá um passo importante para apoiar, de forma mais intensa, as cooperativas", destacou.

O presidente da Central Recicle, Dárcio Ferreira dos Santos, demonstrou satisfação com o acordo firmado. “Com esse apoio, estamos prestes a fortalecer tanto a rede quanto as cooperativas que fazem parte dela. Isso é algo muito positivo para toda a nossa comunidade. Afinal, as cooperativas têm o objetivo de cuidar do meio ambiente e da população de Aracaju, assim como a Sema. Essa parceria está alinhada com a missão de cuidar da nossa cidade e dos nossos cooperados”, afirmou.

Liberação de espaço
Para utilização do espaço, as cooperativas de Aracaju vinculadas à Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Estado de Sergipe devem fazer a solicitação à Sema. Atualmente, são quatro: a Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores), a Cooperativa de Reciclagem União, a Associação de Mulheres do Bairro Santa Maria e Trabalhadoras em Reciclagem (Mater) e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

O presidente da Cooperativa de Reciclagem União, Jackson Miller dos Santos, acredita que é uma possibilidade para melhorar a vida das pessoas que trabalham com a reciclagem. “É uma parceria muito boa que vai fortalecer ainda mais as cooperativas da rede. Nós só temos a agradecer o apoio da Sema. A Cooperativa União está realmente animada e agradecida, assim como as outras cooperativas. Estamos trabalhando por um bem maior que é a preservação do meio ambiente”,  ressaltou.

Também participaram da assinatura do termo de liberação a presidente da Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores),  Marilene Alves; o cooperado da União, José Roberto dos Santos; e a assessora técnica da Sema, Thamyres Leão.