Volta à aulas: Escolas municipais iniciarão segundo semestre letivo no dia 14

Educação
10/08/2023 15h05

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciará na próxima segunda-feira, 14, o segundo semestre letivo de 2023. Após um mês de férias, cerca de 32 mil alunos matriculados na rede retornarão às atividades nas 79 escolas municipais.

Para isso, as unidades de ensino se prepararam durante o período de férias para receber todos os estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretanto, as aulas para o público da EJA retornam somente na quarta-feira, 16, pois os professores participarão da Jornada Pedagógica da EJA, nos dias 14 e 15.

Neste segundo ciclo, o ensino volta focado nas provas de dois sistemas de avaliação da educação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saese, que é estadual, analisa o nível de aprendizado dos alunos das redes públicas estaduais e municipais de Sergipe a partir de testes de proficiência. Já a avaliação do Saeb é responsável pela análise nacional  do nível de ensino, possibilitando o diagnóstico da educação brasileira e dos fatores que afetam o desempenho dos alunos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

"A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju tem uma expectativa muito grande em relação a este semestre. É um semestre em que nós teremos o retorno de algumas atividades que haviam sido suspensas desde a pandemia, como os Jogos Escolares Municipais. Também vamos retomar retomar as atividades da Semana da Pátria, com o desfile cívico junto à rede estadual na avenida Barão de Maruim, no dia 7 de setembro. E também realizaremos duas importantes avaliações para a nossa rede: a avaliação Saeb, que é nacional; e a avaliação Saese, que é estadual. Essas avaliações são muito importantes, porque nós temos uma expectativa de ver, de fato, a nossa rede recompondo as aprendizagens que foram afetadas na pandemia", explica o secretário da Educação, Ricardo Abreu.

De acordo como gestor, no segundo semestre letivo de 2023 existe a expectativa de antecipar em três anos a meta do Governo Federal em relação à alfabetização dos estudantes.  A rede pública municipal de ensino de Aracaju, explica ele, tem uma expectativa de alfabetizar todas as crianças que terminam o segundo ano do ensino fundamental ao término deste ano letivo.

"Então, nós gostaríamos de desejar às famílias aracajuanas que têm seus filhos matriculados na nossa rede e a todos os alunos um feliz retorno às aulas, que seja um semestre letivo bastante profícuo e proveitoso para todos. Que seja um semestre letivo em que os professores e todos os profissionais da Educação possam, por meio do seu valioso trabalho, contribuir com a formação dos nossos estudantes e que nós cheguemos ao final do ano comemorando um ano letivo de sucesso", pontua o gestor.

Reforço pedagógico
Em força-tarefa para nivelar a aprendizagem e alfabetização dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Semed, realizou reforço pedagógico durante 15 dias das férias letivas.

O ensino extra foi planejado para os alunos avaliados com maiores dificuldades de aprendizado, percebidas a partir das Avaliações Diagnósticas e da Prova de Leitura. Com cada turma dividida em, no máximo, dez estudantes e um professor responsável, o reforço aconteceu de 17 a 28 de julho, em 26 escolas polos, com transporte escolar e alimentação disponíveis para os participantes.  

Manutenções
Também durante o período de férias, a Prefeitura de Aracaju realizou diversas intervenções nas estruturas físicas das escolas, com o objetivo de prepará-las para o retorno das aulas.

Neste período, foram realizadas manutenções que necessitavam das escolas sem a presença de alunos para acontecerem, como trocas de piso, instalação de pontos de energia para ar-condicionado, manutenção em banheiros, entre outras intervenções.