Defesa Civil realiza Mapeamento Participativo em áreas de risco

Defesa Civil
10/08/2023 19h02

Na tarde desta quinta-feira, 10, a Defesa Civil de Aracaju promoveu o segundo encontro para Mapeamento Participativo de áreas de risco na capital. Com a presença de voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), foram verificadas localidades sensíveis do bairro Soledade. A ação visa proporcionar detalhamento e ampliação de informações que favoreçam trabalhos estratégicos voltados à redução de riscos e de impactos frente às situações adversas.

O cronograma de atividades, definido conjuntamente com os Núcleos, contemplou, na última semana, o bairro Jabotiana. As visitas reforçam o compromisso com as comunidades, de maneira a inserir no mapeamento desenvolvido pela Defesa Civil as observações dos moradores dessas localidades.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, os dados coletados através do monitoramento e mapeamento participativo irão contribuir com as atualizações do Plano de Contingência para o próximo período chuvoso. "Com esse trabalho é possível refinar dados, a partir da atenção aos históricos de ocorrências relatadas pelos participantes. Os pontos indicados e visitados durante a ação serão analisados e categorizados conforme o grau de risco que pode ser baixo, médio, alto ou muito alto. Cada uma das situações, conforme o grau de risco, será inserida no mapeamento, com foco na próxima revisão do Plano de Contingência", explicou.

Dona Gilenilde Barbosa, moradora do bairro Soledade e coordenadora do Nupdec na localidade, ressalta que há diálogo constante com a comunidade. "Eu acompanho a equipe nas áreas de riscos e eles conversam com a comunidade. Estamos fazendo um trabalho maravilhoso. Onde houver situações de risco, estaremos juntos. A comunidade agradece muito", disse.

Membro do Nupdec, Ana Lúcia Calazans, revela a satisfação em contribuir com a atenção à comunidade. "Nós, que fazemos parte do Nupdec Soledade, ficamos orgulhosos de fazer parte dessa família que se preocupa e concede atenção à comunidade, tendo em vista que estamos na comunidade e estamos vendo as previsões. Quero parabenizar todo o grupo por esse trabalho importante que está sendo desenvolvido", relatou.

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil, Nélison Brandão, destaca que, nessa oportunidade, os membros dos Nupdecs ampliam conhecimentos sobre a área onde residem. "Visitamos, nesta tarde, uma situação em que há risco de alagamento e uma área com risco de deslizamento de terra. Então, com esse trabalho, os membros dos Nupdecs conseguem reconhecer situações de risco e, dessa forma, ficar atentos, tanto para comunicar à Defesa Civil sobre anormalidades, como para salvaguardar a vidas pessoas que vivem nesses locais", indicou.