Servidores da Fundat são homenageados em ação alusiva ao Dia dos Pais

Formação para o Trabalho
11/08/2023 13h05

Nesta sexta-feira, 11, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho realizou mais uma edição do “Fundat Comemora”, desta vez em forma de homenagem aos pais que atuam no órgão, mas marcada também pelos parabéns coletivos a todos os colaboradores pelo trabalho desenvolvido nos seis primeiros meses do ano. O evento, realizado no auditório da Fundat, contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo de Sergipe.

Os pais da Fundat foram recepcionados com um café da manhã, além de terem a oportunidade de realizar testes rápidos para várias doenças, atualizar a caderneta vacinal e participar de uma palestra que tratou sobre o Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. “Nosso principal objetivo foi fazer com que eles se sentissem acolhidos e valorizados nesta data que é só deles, mas também fazê-los refletir sobre a sua importância no combate à violência contra a mulher, afinal é papel de todos essa luta”, destaca a presidente da Fundat, Edivaneide Lima. 

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, prestigiou o evento e falou sobre a importância de trabalhar em conjunto em benefício dos cidadãos. “Estamos muito felizes em poder trazer os nossos serviços para mais perto dos servidores, em especial os homens, que ainda tem uma certa resistência em procurar os serviços da saúde. Trazer até eles facilita o acesso deles a procedimentos que são importantes para manutenção da sua saúde. A Fundat está de parabéns pela iniciativa e concedendo um presente maravilhoso aos pais”, parabeniza. 

A delegada de polícia civil e diretora de proteção e combate à violência contra as mulheres, Ana Carolina Machado, foi a palestrante do dia e fez questão de reforçar o papel do homem enquanto pai, companheiro e cidadão. “Fazê-los refletir nessas oportunidades é algo muito importante, pois devido à data eles ficam mais sensibilizados, afinal o amor de pai sempre acaba aflorando. A violência contra a mulher, em grande parte dos casos, acaba acontecendo dentro das próprias casas e em situações em que os agressores se quer têm essa “consciência” devido ao machismo estrutural”, lembra. 

O evento foi finalizado com um momento de interação entre os servidores, que tiveram a chance de apresentar aos colegas de trabalho os seus filhos e seus pais. “Foi um momento muito emocionante, contagiante e importante tendo em vista a sensibilidade da Fundat em nos homenagear trazendo palestras esclarecedoras e fora do comum, como foi esse tema da não violência. É sempre bom poder confraternizar e hoje tive a oportunidade de mostrar o quão linda e esperta é a minha filha. Foi realmente muito especial”, afirma Gladson Leandro. 

Balanço 
E para concluir a ação especial, a presidente da Fundat apresentou os números dos resultados obtidos nos seis primeiros meses do ano, através das qualificações profissionais, encaminhamentos para o mercado de trabalho e formalização dos microempreendedores. De janeiro a junho de 2023, destacou ela, a Fundat disponibilizou 4.870 vagas em cursos e oficinas online, e 3.558 na modalidade presencial, totalizando 8.030 oportunidades de capacitação gratuitas, garantindo a qualificação de 5.522 pessoas. 

Já no quesito empregabilidade, Edivaneide ressaltou que a Fundat captou 501 novos postos de trabalho em seis meses, sendo 173 delas ocupadas por cidadãos cadastrados no órgão. Os setores que mais empregaram foram os da Saúde (34 vagas), Vendas (26 vagas) e Atendimento (26 vagas).
 
“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, atuando na capacitação das áreas onde há maior procura por vagas. Vamos continuar intensificando os trabalhos nesse sentido e buscando cada vez mais oportunidades de trabalho”, comemora a presidente da Fundat.

Os atendimentos aos empreendedores também foi destaque no período, gerando mais de 1.000 atendimentos no primeiro semestre e garantindo a formalização de 84 novos microempreendedores.