Como forma de ampliar e fomentar ainda mais a prática de atividade física, uma nova turma de ritmos foi inserida à noite no quadro de atividades da Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, zona Oeste da capital. Assim, o complexo esportivo, mantido pela Prefeitura e gerido pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), passa a ter, além da turma da tarde, mais uma alternativa de lazer e cuidado com a saúde para os moradores da comunidade.
A criação dessa nova turma, que atualmente atende a 169 alunos, foi uma iniciativa da Direção de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, que percebeu a relevância da ampliação das aulas de ritmos no período da noite para que, aqueles que não podem participar das aulas durante o dia, justificados pelo horário de expediente e afazeres domésticos, possam realizar ou retomar às atividades. A aula de ritmos passa a integrar o quadro das modalidades que o espaço oferece no turno da noite, a exemplo da capoeira, judô e do taekwondo.
Para a secretária da Sejesp, Liliane Borba, a ideia de adicionar mais uma turma de ritmos reforça o cuidado da Prefeitura de Aracaju com o bem-estar dos aracajuanos. “Faz parte do nosso trabalho aproximar as pessoas, cada vez mais, da prática esportiva, para que elas possam ter a atividade física como uma aliada no cuidado com a saúde. Dessa forma, foi importante perceber a necessidade da população, que convive com a nossa Estação Cidadania, e oportunizar mais esse horário de prática dos exercícios”, disse a gestora.
O diretor da DEL, Cristiano Poconé, ressalta a novidade e destaca a importância da ação como forma de beneficiar os moradores do bairro Bugio. As aulas acontecem todas às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h. Uma das professoras de ritmos, Mari Santos, reforça os benefícios em levar atividade física à população.
"Sem dúvida alguma, essas aulas trarão muitos benefícios para os alunos. Não só o fator saúde e condicionamento do corpo, mas também de socialização e interação, visto que é um momento que eles saem da rotina. Por isso, é muito comum ouvirmos deles a forma como se sentem praticando a atividade, dançando, extravasando o estresse", relata a professora.
Segundo Poconé, a gestão busca sempre manter os alunos matriculados, bem como atrair novos participantes, a fim de fomentar e estimular a prática esportiva na comunidade. “Além disso, entendemos que muitas pessoas não conseguem disponibilidade durante o dia. Dessa forma, foi criada essa turma, que atende a um público que quer estar em movimento e se sente mais atraído por exercícios como a dança do que por outros esportes que oferecemos aqui”, pontua o diretor.
É o caso da auxiliar de mercearia e dona de casa, Genalva Ferreira, de 55 anos, que não estava encontrando tempo durante o dia, em razão do trabalho, portanto, ela avalia positivamente a iniciativa de inserir uma nova turma de ritmos na Estação Cidadania no turno da noite.
“Eu não tinha condições de fazer as aulas pela manhã. Então, quando eu fiquei sabendo que surgiu essa turma à noite, pra mim foi uma bênção”.
Moradora do Bugio há mais de 30 anos, ela ainda destacou a importância do complexo poliesportivo para a comunidade. “Aqui [Estação Cidadania] é maravilhoso. A gente, que não pode ficar sem essas aulas, precisava desse espaço, principalmente à noite”, afirma Genalva.
A professora Tereza Leon, de 52 anos, já era aluna da Estação e realizava atividade pela manhã, porém, teve que parar temporariamente por conta da mudança de horário de trabalho. Com a abertura da turma, ela pôde retomar os exercícios físicos. “É muito importante para nossa saúde, para o nosso corpo, nossa mente, a gente ter uma opção de atividade física. Nesse tempo em que fiquei parada, eu estava muito sedentária, sem estímulo. Então eu achei muito boa essa oportunidade de ter aula à noite”, acredita Tereza, que mora no Bugio há 28 anos.