Prefeitura investe em manutenção das escolas municipais durante as férias

Educação
11/08/2023 13h38

O segundo semestre letivo da rede municipal de ensino de Aracaju será iniciado na próxima segunda-feira, dia 14, depois de um mês de férias. Durante este período, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou diversas manutenções nos prédios escolares, serviços estes que não poderiam ser feitos com estudantes em sala de aula. 

Com um orçamento estimado em cerca de R$ 300 mil, foram realizadas diversas intervenções em unidades de ensino, a exemplo da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jovino Pinto, no bairro Aeroporto, que recebeu uma nova sala de aula e um banheiro, ampliando em 36 o número de novas vagas. Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no Mosqueiro, teve o seu piso corrigido, e um reservatório de água foi instalado na Emef Maria Carlota de Melo, localizada no bairro São José dos Náufragos. Além disso, vários pontos de ar-condicionado foram alocados em diversas unidades.

Sobre as manutenções, o secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, destaca que as reformas, para além da revitalização dos espaços, servirão para ampliação de vagas na rede municipal de ensino.   

“Segunda-feira, 14, nós teremos o reinício das aulas, com o início do segundo semestre letivo nas escolas da rede pública municipal de Aracaju. A Prefeitura, durante o período das merecidas férias dos nossos estudantes e dos nossos professores, não parou. Foram realizadas uma série de obras e melhorias nas nossas escolas, para que a gente possa receber os nossos estudantes, os nossos professores e todos aqueles profissionais da educação da melhor forma possível", destaca o gestor.
 
Ricardo Abreu ressalta ainda que, além de serviços de manutenção, a Prefeitura de Aracaju segue investindo em obras de reforma e ampliação de várias escolas, com algumas delas, neste segundo semestre letivo, iniciando suas aulas em prédios diferentes daqueles que tiveram no primeiro semestre, como é o caso da Escola Olga Benário, que deve iniciar suas atividades em um prédio localizado no Centro. "Já a Emef João Teles de Menezes começará suas aulas no prédio sede, mas, durante o segundo semestre, poderá ser alterada provisoriamente para funcionar em um outro prédio, para que assim a gente possa reformar essas escolas e ampliar nossas vagas, porque, em 2024, nós queremos ofertar muito mais vagas, tanto da educação infantil, quanto do ensino fundamental e EJA para toda a população aracajuana”, explica o secretário.

Para Jaqueline Barbosa,  diretora da Emei Jovino Pinto, essas manutenções garantem mais segurança e conforto a toda a comunidade escolar. "Teremos uma sala de aula com estrutura melhor, mais adequada para receber os alunos. E, também, com a construção de mais uma sala de aula, que irá atender crianças na faixa etária de 3 anos, acabaremos com a lista de espera que temos no momento. Ressalto também a importância desse tipo de trabalho ser feito no período de férias, pois dessa forma não compromete o andamento das aulas”, explica.

Outra instituição que também está em processo de intervenção é a Emef Bebé Tiúba, localizada no bairro Luzia. Nessa unidade, a Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações da Semed (Coied) está realizando manutenção na cozinha e no depósito de alimentos. Além disso, uma Sala de Recursos Multifuncionais está sendo construída. Já a Emef Presidente Vargas, no Siqueira Campos, está recebendo manutenções no forro do refeitório.