Cata Treco é importante mecanismo de coleta e proteção ambiental em Aracaju

Serviços Urbanos
14/08/2023 09h52

"Olha o Cata Treco passando em sua porta". Com esta frase ecoada aos toques de um tradicional forró pé de serra e locução ritmada, o carro de som anuncia a passagem do caminhão que, continuadamente, cumpre o objetivo de ser uma das ferramentas mais efetivas da Prefeitura de Aracaju no combate ao descarte inadequado de resíduos sólidos em áreas públicas.

Ofertado quatro vezes por semana (segunda, terça, quinta e sexta) e chegando de forma igualitária a todos os bairros da cidade, o Cata Treco segue recebendo uma grande adesão por parte da população, seja nas visitas programadas ou a partir das solicitações feitas diretamente à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que coordena o programa. 

Morador do bairro Inácio Barbosa, local que recebeu o serviço recentemente, Rubens Souza aproveitou a oportunidade para se desfazer de um antigo bebedouro que já não tinha mais serventia. No entanto, o aposentado conta que queria ter a certeza de que o objeto ganharia uma destinação final que não ocasionasse prejuízos ao meio ambiente. 

“Já tinha escutado falar do Cata Treco e vi passando algumas vezes aqui na rua. Então, não pensei duas vezes e pedi pra minha esposa ficar de olho pra quando o caminhão passasse novamente. Acho um serviço bastante útil, pois muitas vezes a gente tem coisas que podem ser velhas pra nós, mas que acabam sendo reaproveitadas de alguma forma”, comenta. 

Enquanto Rubens recebeu o programa pela primeira vez em sua residência, o jornalista Ronne Sampaio se mostra familiarizado com o Cata Treco, e já é, inclusive, conhecido das equipes de coleta, que o ajudam levando os itens da garagem da sua casa até o caminhão.

“Esta é a sexta vez que uso o Cata Treco. É um trabalho excelente, eu costumo ir juntando várias coisas que eu sei que não vão para o lixo comum e deixo separadinho aguardando pelo caminhão. Para mim, a ideia é sensacional, até porque já tem uma destinação definida”, compartilha Ronne. 
 
O analista de marketing José da Costa Sobral Neto também conhece há tempos o Cata Treco e sabe da importância que o serviço tem no tocante à manutenção da limpeza urbana, nos quatro cantos da cidade.
 
“É um trabalho que ajuda tanto nós, que podemos descartar do jeito certo, quanto o pessoal que recebe. Já utilizei o serviço, mas nunca tive contato, pois sempre deixava aqui na porta e o caminhão já levava”, afirma José, conta ainda ser aderente do programa de Coleta Seletiva, também administrado pela Emsurb. 

Dados
De acordo com a Diretoria Operacional da Emsurb, a estimativa é de que, por dia, sejam destinados às cooperativas entre 100 kg e 150 kg de materiais recicláveis. Pela Ouvidoria da empresa municipal, o serviço mantém uma taxa de resposta de cerca de 80% dos pedidos protocolados e permanece como o mais requisitado pela população, que utiliza os canais disponibilizados via e-mail e telefone. Nos quatro últimos meses deste ano, a ida do caminhão foi solicitada 285 vezes, com 268 destes atendimentos já efetuados até o início deste mês. 
 
"O principal objetivo do Cata Treco é ajudar no recolhimento dos resíduos sólidos gerados pela população aracajuana. Se este for um resíduo com potencial para ser reaproveitado, como metal, alumínio, papelão, vidro ou algum tipo de borracha, a Emsurb o encaminha para cooperativas de reciclagem associadas à Prefeitura de Aracaju. Se não for um resíduo reciclável, ele segue para o transbordo e, em seguida, para o aterro sanitário", explica o supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, Pedro Moraes. 
 
O presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, reforça que a Prefeitura de Aracaju tem buscado ampliar, cada vez mais, este tipo de coleta a partir de ações levadas até às zonas de praias, "sobretudo onde há um número grande de bares e restaurantes instalados, além de ser um dos aliados na luta contra o mosquito Aedes aegypti, recolhendo materiais com potencial para procriação do mosquito". 

Destinação e como solicitar
O Cata Treco recolhe, gratuitamente, resíduos como mobílias, eletrônicos, restos de poda, papelão, vidro e objetos que possam ser reaproveitados ou cujo material possa servir para fins de reciclagem. O material recolhido é encaminhado para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Cores). O programa não coleta lixo orgânico ou resíduos provenientes dos serviços de saúde, como medicamentos e seringas. 

O roteiro com os bairros a serem atendidos durante a semana são divulgados sempre aos sábados, nas redes sociais da Emsurb, e durante a semana no site da Prefeitura de Aracaju. No decorrer da execução, o veículo passa de rua em rua, acompanhado do carro de som que anuncia o serviço.
 
Para além da programação diária, a comunidade pode acionar o serviço por meio do telefone 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 14h e das 14h às 17h, ou enviando um e-mail para ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br. A empresa municipal reserva, exclusivamente, às quartas-feiras para atendimento às demandas registradas pelos cidadãos.