Prefeitura inicia vacinação nas escolas da rede estadual em Aracaju

Saúde
14/08/2023 15h14

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, na manhã desta segunda-feira, 14, ao calendário de vacinação em escolas da rede estadual. A primeira unidade a receber a equipe da saúde municipal para aplicação das vacinas foi a Escola Estadual Senador Leite Neto, localizada no bairro Grageru.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, a Saúde Municipal percorrerá 77 unidades da Rede Pública Estadual de Ensino para ofertar a aplicação das vacinas em crianças a partir dos 6 anos de idade e jovens, bem como os profissionais das escolas, pais ou responsáveis que desejarem.

“O cronograma de vacinação segue até o dia 20 de outubro. Desta vez, os diretores das escolas não precisam realizar cadastramento porque o calendário foi elaborado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e vai atender 77 escolas. Estamos realizando essa mobilização para que os pais ou responsáveis encaminhem o termo de autorização assinado, acompanhado de documento oficial com foto e o cartão de vacinação original”, explica Aline Guimarães.

Há anos, a unidade abre as portas para o projeto de vacinação nas escolas, como explica a diretora Meirismar Pereira. “Sabemos que existem famílias atentas sobre a importância de acompanhar a vacinação de seus filhos, mas também acontece de algumas não conseguirem acompanhar diretamente. Então é na escola que conseguimos finalizar esse trabalho de acompanhamento quanto à saúde do aluno”, relatou.

As vacinas ofertadas são de rotina, a exemplo de HPV, antitetânica, meningite, mas também as de campanhas, como covid-19 e influenza. Ao chegar à escola com o cartão de vacina, documento e termo de autorização assinado, a equipe de saúde consultará no sistema quais vacinas estão pendentes,  a fim de atualizar a imunização da criança ou do adolescente.

Amanda Regina, de 14 anos, aluna do 9º ano, aproveitou a oportunidade e acrescentou mais duas doses dos imunizantes que protegem contra o tétano e a gripe ao cartão de vacinação com carimbos correspondentes às vacinas que recebeu ao longo da vida.  “Acho muito importante porque evita das pessoas ficarem muito doentes”, conta.

Dhayelle Deodato, de 12 anos, aluna do 6º ano, também foi para a escola com a missão de atualizar o cartão de vacina e mesmo com medo fez a sua parte. “Tomei duas vacinas e eu sei que é importante para crescer saudável e não ter nenhum problema ao longo da vida”, afirma.  

Em continuidade à programação, nesta terça-feira, 15, sempre das 8h às 12h e das 13h às 16h, será a vez da Escola Estadual Leandro Maciel, bairro Ponto Novo. Já na quarta, 16, o serviço chega à Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire, no bairro Jabotiana; e Escola Estadual embaixador Bilac Pinto, no bairro Ponto Novo. Na quinta-feira, 17, será na Escola Estadual Monteiro Lobato, no Distrito Industrial; e no Conservatório de Música de Sergipe, no bairro Centro e finalizando na sexta-feira, 18, no Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rolemberg leite, no bairro Grageru.