Galeria Álvaro Santos apresenta obras de artistas sergipanos em nova exposição

Cultura
15/08/2023 08h00

A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), apresenta nova exposição intitulada “Série Colecionadores”, disponível para visitação a partir desta segunda-feira, 14. A série, que fica em cartaz até o dia 6 de setembro, apresenta obras de amantes das artes; a primeira coleção é do acervo pessoal do historiador e pintor Paulo Mendonça.

As 24 telas expostas na GAAS são uma pequena parte do acervo de Paulo Mendonça, que conta com mais de 100 quadros de artistas locais e nacionais. O colecionador reservou obras de artistas sergipanos para serem admiradas pelo público, como de J. Inácio, Gracinda Cantelimo e Adauto Machado.

“São 50 anos que eu construo meu acervo pessoal, por ser um amante da arte. Além do acervo possuir obras de artistas de todo o Brasil, eu também possuo pinturas pessoas, que somam mais de 40 telas. Separei esses quadros de modo que Aracaju conhecesse os principais nomes da pintura local, que admirassem”, comenta Paulo Mendonça.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a exposição é uma oportunidade tanto para os colecionadores quantos para os amantes das artes conhecerem obras novas.

“A Galeria de Artes Álvaro Santos é um templo privilegiado das artes plásticas e visuais de Sergipe, com uma vasta história nesse campo. A Série Colecionadores é uma importante iniciativa, pois empresta esse mesmo espaço para as coleções individuais, de várias pessoas que mantêm um acervo rico e indispensável, e que muitas vezes não é conhecido do grande público. É, portanto, uma excelente oportunidade para apresentar esses acervos ao público, difundir e fazer circular o melhor de nossa produção artística”.

Para a coordenadora da GAAS, Bianca Leite, esta exposição é a primeira da série Colecionadores, que trará durante o segundo semestre do ano quadros de diversos colecionadores. “A exposição dá continuidade ao ciclo de trabalho da Galeria, em trazer o que há de melhor para o espaço. Em setembro já estamos planejando uma nova exposição da série, dando continuidade a esta”, explica Bianca.

A GAAS fica localizada na praça Olímpio Campos, no Centro, e está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para outras informações, é possível entrar em contato pelo telefone 3211-1308.