Avança construção de novo Creas no bairro Jabotiana

Obras e Urbanização
15/08/2023 11h01

Com o objetivo de ampliar o atendimento a grupos em situação de inviolabilidade de direitos, a Prefeitura de Aracaju constrói um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O equipamento público é erguido no bairro Jabotiana, como contrapartida da gestão municipal ao financiamento realizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto é executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). No momento, é feita a introdução da alvenaria de pedra e assentada com blocos de cimento para o apoio às paredes que serão implantadas. Para complementar essa parte, também é efetuado o argolamento do aterro em concreto armado para conter a superfície e dar maior sustentação à fundação.

Além disso, foram inseridas as sapatas que transferem o carregamento da estrutura para o solo de forma uniforme, e dessa forma evitam rachaduras na estrutura.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressalta a importância do Creas para a oferta de assistência social qualificada no município.

“Existe toda uma integração entre os equipamentos assistenciais que garantem que serviços públicos cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O financiamento com o BID possibilitou que essas unidades sejam ampliadas pela cidade, para alcançar ainda mais pessoas que precisam da atenção da Prefeitura. A obra é tocada em ritmo bastante satisfatório e vamos entregar uma estrutura de ponta para que a Secretaria Municipal da Assistência Social possa amparar este público”, comenta.

Viabilizado por um investimento de R$ 1.139.674,97, o Creas contará com estrutura completa, composta por recepção, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, sala multiuso, área de vivência, copa, despensa, almoxarifado, depósito, sala de equipe técnica, paisagismo e estacionamento.

Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.

A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.