Café com Teatro realizará leitura dramática de texto adaptado por Valdice Teles

Cultura
16/08/2023 16h10

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará nesta sexta-feira, dia 18, o terceiro encontro do mês do Café com Teatro, que durante esse mês tem como temática especial a comemoração dos 18 anos da escola e homenagem à atriz que empresta o seu nome à escola, Valdice Teles.

No encontro desta semana, os alunos do curso profissionalizante de Teatro da Escola Oficina de Artes Valdice Teles irão apresentar a leitura dramática do texto ‘Antônio Meu Santo’, adaptado pela atriz Valdice Teles e cedido pelo grupo Imbuaça, com direção teatral do ator e ex-aluno da EOAVT, Edgar Degas. Além disso, a programação conta ainda com a leitura do cordel ‘A campanha eleitoral', de autoria de Valdice.

O ator e ex-aluno Edgar Degas conta que o texto adaptado por Valdice Teles foi cedido pelo grupo Imbuaça, o qual a atriz fazia parte, e que por conta das limitações de tempo e recursos a leitura dramática foi a melhor forma de honrar o texto. “A importância da leitura dramática é a de introduzir a plateia ao mundo do teatro, entender melhor sua importância e para que serve o trabalho cênico”, conta.

“Como eu sou da casa há muitos anos e queria muito participar do projeto, me juntei à montagem. A leitura dramática é um processo muito similar à montagem de uma peça, os meninos vão ler e encenar, vão fazer também uma recepção com a plateia, entrar cantando com o coro e vamos falar também sobre a Valdice Teles e a importância dela no Imbuaça”, acrescenta Edgar.

O professor Raimundo Venâncio conta que a estrutura de atrações do Café com Teatro foi mantida, apesar da programação especial, assim como o público atraído em cada sexta-feira. “Mesmo sendo uma programação especial, a especificidade de público para cada atividade permanece, no primeiro dia foi um público mais ligado a Valdice Teles, como a família e amigos da atriz; já no dia do cinema já foi um público mais dinâmico e jovem. Para essa semana a expectativa é de um público mais ligado ao teatro – atores e ex-alunos, além do público da comunidade em geral que já estava frequentando o Café”, explica Raimundo.

Sobre o Café com Teatro

Aberto ao público, o projeto Café com Teatro é realizado todas as sextas-feiras de 2023 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, às 16h. A programação é divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju – @funcaju e @evaldiceteles.