Semed promove agenda da Primeira Infância para o segundo semestre de 2023

Educação
17/08/2023 10h00

Expandindo e reforçando todas as suas modalidades educacionais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), determina a Agenda da Educação Infantil de 2023, que é um conjunto de ações intensificadoras do trabalho voltado para o público infantil da Rede Municipal de ensino. Com agosto decretado como o mês da Primeira Infância, a partir da Lei 14.617/2023, a Coordenadoria da Educação Infantil (Coeinf) da Semed, planejou a execução de diversas medidas e atividades direcionadas às crianças, famílias, profissionais da educação e toda a comunidade, com o objetivo de incentivar e conscientizar a sociedade em defesa do público infantil.

Neste sentido, a coordenadora da da Educação Infantil, Núbia Lira, destaca que o planejamento da agenda também é uma forma de analisar as ações já existentes e de consolidar a prática ao longo dos anos.

“A educação infantil sempre teve um conjunto de ações dentro do Planejamento Estratégico da própria Semed, que elencou as prioridades para cada ano a partir do que está sendo vivenciado, do contexto e de tudo que a gente vem analisando para ser melhorado. Este ano, estamos preparando uma agenda mais intensa, principalmente pelo fato de ter sido sancionada a lei que determina agosto como o mês da Primeira Infância. A gente já vinha realizando experiências que foram se consolidando ao longo dos anos, mas, agora em 2023, há a implementação concreta dos parâmetros nacionais de qualidade para educação infantil lançados pelo MEC e também estamos em processo de construção a partir dos indicadores de qualidade para a educação infantil”, explica Núbia.

Para a coordenadora, é importante mostrar à população que a criança tem voz e opinião e, por isso, é preciso que a escola, junto à família, desenvolva ações que incentivem a liberdade de expressão dos alunos. De acordo com Núbia, a primeira infância é um agente que mobiliza diferentes setores da sociedade, que precisa ser engajado em defesa desse público.

"As ações acolhem, envolvem os pais, as crianças, a família e a rede educacional como os gestores, para que cada gestor se responsabilize, que tenha esse processo de qualificação, de atendimento da Educação Infantil. Precisamos ter, cada vez mais, consciência daquilo que qualifica a vida de uma criança, todo o processo de linguagem e desenvolvimento que ela precisa. As crianças também têm voz, as crianças são ouvidas na Plenarinha, que é um dos processos que ajudam na agenda da primeira infância, na mobilização dos pais, porque é preciso ter esse momento de ouvir as crianças, porque elas produzem, falam e emitem a opinião delas em cada escola, que é um espaço em que os pais também participam”, relata.

Dentre várias outras ações, a Educação Infantil também promove atividades que fazem da rede online um aliado que aproxima a comunidade escolar dos pais e todas as pessoas envolvidas na educação das crianças. Um exemplo é a Jornada de WhatsApp, que é uma via de comunicação da Semed, a partir da Coordenadoria de Educação Infantil, que envia para cada escola e elas enviam para os pais ações específicas para que a família realize com a criança todos os dias.

Núbia explica que a agenda do ano passado contou com ações mais voltadas para relação da criança com a família, com mais aprofundamento, com diálogo e com momentos juntos. Já este ano, o tema da jornada do WhatsApp será “Cria na paz”.

"Para mostrar que as crias da nossa sociedade precisam aprender e, também, ensinar, porque as crianças têm muito a ensinar sobre uma cultura de paz. Esta nova jornada de WhatsApp inicia em setembro. Também haverá a aplicação dos indicadores de qualidade, uma ação que também envolve a família, a comunidade e a Secretaria da Educação, em que nós já estamos elaborando e trabalhando com os nossos profissionais para que eles também opinem sobre esses indicadores e a gente aplique ainda este ano pela comunidade escolar”, informa.  

Em complemento, Núbia Lira reforça que as ações vêm sendo intensificadas e que a agenda deve ser uma ação contínua, sempre presente na educação infantil, mudando apenas de tema ou datas, mas fixada como atividades que são essenciais na manutenção da boa educação infantil.

Agenda
Entre agosto e dezembro de 2023, a Coeinf, que integra o Departamento de Educação Básica, desenvolverá diversas ações relacionadas à primeira infância, como formação de professores e coordenadores de creche, lançamento do Programa Pé de Infância “Cria na Paz” – Por uma educação não violenta, seminários, a terceira edição da Plenarinha, aplicação dos indicadores de qualidade da Educação Infantil, entre outras ações.