Fluxos sobre violência e saúde mental são expostos a profissionais da Maternide Municipal

Saúde
16/08/2023 17h26

A orientação sobre a realização das notificações compulsórias e o fluxo de atendimento às pessoas em situação de violência, além da disponibilidade dos serviços de saúde mental para as mulheres, estiveram entre os temas apresentados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) numa palestra apresentada para os profissionais da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, na tarde desta quarta-feira, 16. 

A responsável pela Área Técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva/SMS), Lidiane Gonçalves, explicou a questão correlata à subnotificação de situações de violência e o quanto isso impacta na formulação de políticas públicas direcionadas a essa abordagem. "Estamos apresentando todos os mecanismos que temos para obter os dados mais reais sobre ocorrências dessa natureza, como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, e o Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração e Maus-tratos - Salve, que são elementos fundamentais para nos aproximarmos cada vez mais da realidade", explicou Lidiane, ao detalhar os objetivos específicos de cada um.

Ainda segundo ela, no fluxo de atendimento da maternidade, pode ser possível a detecção de algum indício de que a paciente tenha passado por algum tipo de violência. "Nosso intuito é oferecer o direcionamento específico para abordagem dos mais diversos tipos de violência, seja psicológica, sexual, física, patrimonial ou moral", especifica. 

Além das vítimas de violência terem a opção de atendimento específico na Maternidade Lourdes Nogueira, há ainda a opção de buscarem a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180, o Disque-Denúncia da Polícia Civil pelo número 181, o Ciosp da Polícia Militar pelo número 190, o Núcleo de Defesa da Mulher, via Defensoria Pública do Estado, pelo número 3205-3700, e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, mais uma unidade de referência, pelo 3225-8650. 

Saúde Mental
Já a psicóloga Lidiane Rosa, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, apresentou toda a logística de funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, voltada ao atendimento das situações de sofrimento mental. "Temos uma estrutura pensada para prover a abordagem e toda a logística de tratamento, seja dos transtornos ou dos casos de dependência de álcool e drogas", explicou a coordenadora. No caso específico, após a paciente ter sido atendida, com a devida detecção na maternidade, ela segue um fluxo de atendimento disponibilizado na rede municipal. 

Informações mais detalhadas sobre o fluxo de atendimento da rede municipal podem ser obtidas através da Central de Atendimento Telefônico da SMS pelo número 0800-729-3534. 

Para a diretora geral da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, Rita de Cássia Leal, estas informações são determinantes para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento oferecido na unidade. "A Maternidade Lourdes Nogueira é uma unidade de atendimento especializado da rede municipal. Como tal, é fundamental que os colaboradores tenham todas essas informações correlatas aos serviços oferecidos pela rede à população. Esta é uma ação que vamos intensificar cada vez mais", destaca.