Defesa Civil de Aracaju participa de seminário estadual sobre impactos da seca e estiagem

Defesa Civil
17/08/2023 14h00

Nesta quinta-feira, 17, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do Seminário: Mitigação aos impactos da seca e estiagem 2023. A programação, coordenada pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), reúne coordenadores e agentes de Defesa Civil dos municípios sergipanos no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, na capital sergipana. 

As atividades seguem até a sexta-feira, dia 18, e objetivam capacitar e orientar os participantes para a promoção de ações voltadas à gestão de ricos e previsões meteorológicas para o período. Integram a programação especialistas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério Público Estadual (MPSE) e Semac. Entre os temas abordados estão “El Ninõ e seus efeitos na seca e estiagem”, “Análises e reconhecimentos de situação e emergência” e “Desertificação”. 

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo,  ressalta que o tema é de grande relevância para todas as Defesas Civis. “Oportunidade de diálogo e de obtenção de informações relevantes para todas as Defesas Civis dos municípios. Buscamos interagir para fortalecer as ações para mitigação aos efeitos dos eventos adversos e em benefício da população”, destacou.

Para o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Nélison Brandão, o momento é de preparação e planejamento para o próximo ano. “Esse seminário é importantíssimo justamente por estarmos em contato com as Defesas Civis de vários estados e municípios. Vamos poder fazer um trabalho colaborativo e compartilhar experiências, principalmente, estar à par dos estudos que envolvem a seca prevista para o próximo ano. 

Para o membro da Defesa Civil da capital, Marcus Mota, essa interação proporciona aprendizados importantes. “Nos ensina sobre como proceder diante dos eventos adversos, que podem ocorrer ao longo do ano”, considerou.