Agosto Azul-Vermelho: prevenir doenças vasculares contribui para evitar complicações

Saúde
17/08/2023 16h25

De modo a chamar a atenção para a prevenção de doenças vasculares, a Prefeitura de Aracaju,  por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aderiu à campanha do Agosto Azul-Vermelho, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), que faz referência às cores das veias (azul) e das artérias (vermelho). Desta forma, entre as ações, está a orientação, incentivando a prevenção e o tratamento.

A saúde vascular, ou seja, o cuidado com as veias e artérias depende de hábitos saudáveis, já que quanto mais elas são desobstruídas e lisas, mais sangue, oxigênio, nutrientes e vida levam para tecidos e órgãos.

A Saúde de Aracaju atende pacientes no Ambulatório de Feridas localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), serviço que disponibiliza tratamento para pessoas com doenças vasculares. Em 2022, o ambulatório de feridas realizou 12.836 atendimentos. De janeiro a agosto deste ano, já foram efetuados 9.130 atendimentos.

As doenças mais frequentes entre os pacientes atendidos pelo serviço são as vasculares periféricas e complicações delas, a exemplo de insuficiência venosa crônica, úlcera venosa crônica, úlceras de difícil cicatrização, além de pacientes com diabetes e complicações delas.

O médico cirurgião vascular do ambulatório de feridas Fábio Sales de Oliveira explica que alguns dos principais hábitos recomendados para a saúde vascular são sair do sedentarismo, parar de fumar, manter um sono reparador, ter uma alimentação equilibrada a partir do consumo diário de frutas, verduras, legumes e carnes magras.

“Considerando os pacientes que atendemos, eles chegam com complicações que poderiam ter sido evitadas se tivessem sido informados bem antes sobre fazer um controle adequado do nível de estresse, nível de açúcar e de colesterol no sangue, realizar prática intensiva de atividade física, controle do peso, cessação do tabagismo, tudo isso iria ajudar. Os pacientes chegam com todos esses fatores de risco muito aumentados”, destaca o médico.  

O atendimento direcionado para estes pacientes no Ambulatório de Feridas é composto por uma equipe formada por dois médicos cirurgiões vasculares e quatro enfermeiros, e é realizado de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, a partir da demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior.

“O perfil dos pacientes atendidos pelo Ambulatório de Feridas é aquele com lesões nos membros inferiores com difícil cicatrização, ou seja, lesões crônicas, e inclui os pacientes diabéticos e não diabéticos. Isso porque existem pacientes com o pé diabético e pacientes com úlceras venosas, que é o caso daqueles que não tem diabetes, mas tem lesão na perna”, pontua a enfermeira Débora Melo. 

Ela destaca ainda que, a partir do acompanhamento do enfermeiro e do médico, o paciente passa pelo curativo e é orientado sobre qual cobertura utilizar. "Posteriormente o curativo diário passa a ser realizado pelas UBSs tanto da capital, quanto das cidades do interior", explica.