Defesa Civil realiza mapeamento participativo com voluntários do Bairro América

Defesa Civil
17/08/2023 18h30

Na tarde desta quinta-feira, 17, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), contou com a participação dos voluntários dos Núcleos Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupecs) para nova fase do mapeamento de áreas de risco no Bairro América. A ação visa ampliar a percepção das áreas de risco e reunir informações atualizadas para orientar, principalmente, as ações preventivas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, este encontro dá continuidade ao cronograma de visitas às áreas de riscos, já realizadas nos bairros Jabotiana e Soledade. "A Defesa Civil de Aracaju tem dado continuidade ao Mapeamento Participativo com visitas às áreas mais suscetíveis a ocorrências de inundação e deslizamento de terra. Isso tudo com a participação da comunidade, representada pelos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil", frisou.

O coordenador destaca ainda a contribuição dos moradores, que facilitam o acesso às comunidades e possibilitam a ampliação de diálogo. "Essa visita de forma integrada é facilitada pela comunidade, que abraça a Defesa Civil, com confiança, e tem uma resposta mais ágil diante de uma situação adversa. Então, a Defesa Civil está categorizando as áreas em risco baixo, médio, alto e muito alto, de modo a ter um mapeamento mais representativo dessas áreas", acrescentou Robson Rabelo.

Membro do Nupdec há quase quatro anos, Maria Do Carmo dos Santos, moradora do bairro há 65 anos, afirma que a ação agregou conhecimentos sobre áreas que ela ainda não conhecia na localidade. "Muito importante essa ação. Aprendi muito com eles, inclusive sobre como notificar as situações. Está sendo muito proveitoso para o Bairro América, de modo geral. Tivemos avanços através do Nupdec. O contato é facilitado. Até as pessoas da comunidade já nos procuram, pois sabem que já estivemos visitando o espaço e reconhece o trabalho. O melhor de tudo é que previne riscos", relatou.

Integrante do Nupdec, Julietada Cruz destaca as contribuições da integração e do conhecimento adquirido para auxiliar os demais moradores da comunidade. "Eu vejo um benefício que não tem nem palavras, porque quando a gente precisa da Defesa Civil, ela chega na hora. Eu acho esse trabalho maravilhoso. Hoje tenho conhecimento sobre situações de risco que eu não conhecia antes. Com isso, eu posso ajudar os meus vizinhos", disse Julieta.