​Biblioteca Ivone de Menezes Vieira promove Oficina de Brinquedo da Cultura Popular

Cultura
18/08/2023 16h34

A Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoverá a Oficina de Brinquedo da Cultura Popular, na próxima segunda-feira, dia 21, às 10h. A ação, aberta ao público em geral e alusiva ao Dia do Folclore (22 de agosto), ocorre em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Lourival Baptista, de São Cristóvão.
Na ocasião, os participantes poderão aprender a confeccionar o brinquedo balangandã, feito de papel e fitas longas e coloridas, que ao ser girado no ar lembra um arco-íris ou uma espécie de foguete. O brinquedo, que utiliza materiais reciclados, tem origem africana e está incorporado à cultura popular local, tendo como grande atrativo o efeito visual e sonoro.
Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a parceria entre as Bibliotecas permite que a criançada aprenda sobre a cultura popular de um forma educativa. “O brinquedo é um dos primeiros elementos lúdicos que as pessoas tomam contato na vida e representa uma das mais fortes expressões de pureza. Comemorar o Dia do Folclore com uma oficina de confecção do balangandã é das melhores formas de inserir nossas crianças no universo fabuloso do brinquedo”, comenta.
 
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Lourival Baptista, Rafaela Pereira, a parceria entre as bibliotecas ajuda a expandir as atividades culturais e de aprendizado para o público. "Essa não é a primeira vez que a Biblioteca Publica Municipal Ivone de Menezes contribui com as ações da biblioteca do centro histórico de São Cristóvão. E falar de cultura folclórica no ambiente que faz lembrar toda a história de Sergipe traz um significado a mais para o desenvolvimento das atividades", relata.

Biblioteca Ivone de Menezes Vieira
A Biblioteca Municipal desenvolve projetos junto à comunidade sergipana para democratizar o acesso ao espaço de leitura, além de oferecer formas novas de aprender sobre os mais variados assuntos. No dia 30 de agosto, a unidade realizará a Quarta Cultural, em que discutirá acerca dos estudos e contribuições para a cultura sergipana dos folcloristas sergipanos Sílvio Romero e Mário Cabral.
 
A Biblioteca Ivone de Menezes Vieira está localizada na praça Major Edeltrude Teles, s/n, próximo ao final de linha do conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para outras informações, é possível entrar em contato pelo telefone: 3211-6411.