Aracaju se prepara para sediar eventos internacionais de automobilismo

Agência Aracaju de Notícias
18/08/2023 19h51

Aracaju poderá receber, a partir de 2024, grandes eventos internacionais de automobilismo. O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu,  em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira, 18, o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo(FSA), Kennedy Fonseca, quando trataram sobre a possibilidade da capital sergipana sediar competições mundiais, a exemplo de uma etapa da Fórmula Academy, e nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Kart, nos próximos anos. Ao recepcionar o presidente da entidade, Edvaldo sinalizou positivamente para que a Federação busque os eventos internacionais que devem tornar a cidade uma referência nas mais diversas disputas do kartismo.    

"Esta foi uma conversa muito importante. No ano passado, realizamos um grande trabalho em parceria com a Federação Sergipana de Automobilismo e, com isso, conseguimos colocar a nossa capital em posição de destaque, atraindo grandes competições, como a Copa Brasil de Kart e o Campeonato Nordeste de Kart. Foram eventos que deram um gás na nossa cidade, movimentaram a nossa rede hoteleira, os bares, restaurantes, toda a cadeia produtiva, e atraíram turistas que vieram para cá interessados nas disputas. Por isso, nada mais justo do que a Prefeitura apoiar a realização de novos eventos, que projetarão ainda mais a nossa cidade", destacou o prefeito.

De acordo com Kennedy Fonseca, as obras que a Prefeitura, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou no kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla de Atalaia, para as competições do ano passado, indicam um passo importante para que a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) aprovem a realização de eventos mundiais na cidade.

"A Prefeitura foi a responsável pelo ressurgimento do kartódromo de Sergipe, no ano passado. Agora estamos em um processo de internacionalização do kartódromo Emerson Fittipaldi e com essa sinalização positiva do prefeito Edvaldo, os técnicos da FIA virão até Aracaju para fazer a vistoria no kartódromo e, após isso, havendo a necessidade de alguma mudança, nós faremos para que eles aprovem. A partir disso, Aracaju passará a ter o certificado internacional que dará a possibilidade de trazer eventos internacionais do kart para a nossa cidade", explicou.

Entre as adequações que foram realizadas pela Prefeitura no Kartódromo Emerson Fittipaldi estiveram o recapeamento completo de toda a pista, seguindo as normas técnicas da Confederação Brasileira de Kart - que assessorou tecnicamente o município -, a recuperação do muro, do entorno da pista e das muretas, além da pintura geral.
Desde que as mudanças foram feitas, dois grandes eventos nacionais foram sediados no local que também tem servido de referência para os kartódromos de outras cidades, uma vez que a Associação Baiana de Karts, por intermédio da Associação Sergipana de Karts, solicitou à Emurb o relatório completo, com os detalhes sobre a composição do asfalto aplicado na capital, para que o mesmo processo fosse replicado no Kartódromo Municipal Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.

Além do presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, também participou da reunião o presidente da Associação Sergipana de Kart, Renan Tavares.