Prefeito Edvaldo participa de lançamento do programa "Primeiro Emprego" pelo Governo de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2023 12h19


O prefeito Edvaldo Nogueira participou nesta segunda-feira, 21, do lançamento do programa "Primeiro Emprego", pelo Governo de Sergipe. Executada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a iniciativa tem o intuito de ampliar as oportunidades de qualificação técnica e de experiências profissionais para a população sergipana, com idade entre 18 a 29 anos, que esteja em situação de desemprego ou que nunca tenha tido um vínculo formal no mercado de trabalho. Ao acompanhar o lançamento do projeto, Edvaldo destacou que a ação "abre novas perspectivas para a juventude do estado".

"Hoje é um dia muito importante, um dia de esperança, em que uma semente está sendo plantada. O programa ‘Primeiro Emprego', lançado pelo Governo do Estado, é uma grande iniciativa que rompe as barreiras que os jovens encontram para ingressar no mercado de trabalho. Ele cria medidas e condições para que os jovens mudem a realidade em que vivem, através da qualificação e do emprego. Hoje, uma das grandes dificuldades que os jovens enfrentam é conseguir essa primeira oportunidade, justamente pela falta de experiência e de qualificação. Então, este é um programa completo, que abre uma luz para aqueles que estão na fase mais difícil da vida, que é a transição entre a infância e a vida adulta. Que os nossos jovens agarrem esta grande oportunidade", afirmou o gestor da capital.

Em seu discurso, representando os prefeitos e prefeitas de Sergipe, Edvaldo ressaltou também a importância da parceria para os municípios. "O governador Fábio Mitidieri, mostra, mais uma vez, que é parceiro dos gestores municipais. Além de oportunizar esta primeira experiência para a nossa juventude, garantindo a elevação do índice de empregabilidade em nosso estado, o Governo também contribui, de maneira significativa, para movimentar a nossa economia, gerar recursos, emprego e renda. Agora é hora de trabalho, de desenvolvimento e de progresso com essa parceria do Governo do Estado com as cidades sergipanas para melhorar, ainda mais, a vida de todos", reforçou.
 
O programa "Primeiro Emprego" tem o intuito de facilitar o ingresso da população juvenil no mercado de trabalho, com o fortalecimento das políticas públicas do governo estadual, voltadas ao fomento da geração de emprego e renda em Sergipe. A expectativa é que, até 2025, cerca de 5 mil jovens sejam beneficiados pelo programa, com previsão orçamentária de R$ 35 milhões. Do valor total que será destinado à iniciativa, R$ 29 milhões são provenientes de emendas parlamentares destinadas ao estado pelo senador Laércio Oliveira e pelo governador Fábio Mitidieri, durante seus mandatos como deputados estaduais.

"Este é um programa que considero prioritário dentro da nossa gestão. Fico muito feliz por conseguirmos, em sete meses de gestão, já apresentá-lo para os sergipanos, com as primeiras iniciativas encaminhadas. Sempre me preocupei com a falta de oportunidades para os jovens de 18 a 29 anos, especialmente, no que diz respeito à falta de qualificação e de empregabilidade. Como é que eles vão adquirir experiência se tiverem a chance? Como é que vão disputar com igualdade uma vaga de emprego?Então, nosso programa se concentra em solucionar isto, em preencher esta lacuna. Com certeza, daremos um salto gigantesco nos próximos três anos", assegurou o governador.

Durante a solenidade, também foi firmado um convênio com a empresa Mulvi, do Banese Card, com o objetivo de conceder cartão de crédito e cursos sobre educação financeira para os jovens contemplados pelo programa. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o ‘Primeiro Emprego' está sendo criado para o futuro estado. "Estamos cuidando daqueles que cuidarão de Sergipe daqui há alguns anos" disse. Segundo ele, assim que assumiu o cargo, se responsabilizou por "tornar o programa uma realidade, assim como a efetividade das políticas de geração de emprego e renda".

"É uma grande satisfação, no primeiro ano da gestão do governador Fábio Mitidieri, já anunciarmos os primeiros passos desta ação que abrirá portas para a nossa juventude. A população clama por oportunidades. Estamos construindo um programa que está alinhado com o mercado de trabalho, com as necessidades dos empresários. Estamos oferecendo uma jornada transformadora de conhecimento, que une o estudo com a experiência prática e essa experiência, que os jovens conseguirão no primeiro emprego, possibilitará que eles disputem as vagas disponíveis, com igualdade", completou.

Presente na cerimônia de lançamento do programa, o procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Raymundo Lima, ressaltou que a falta de qualificação vem gerando problemas sérios no país, no que diz respeito à empregabilidade, com reflexos, inclusive, no aumento significativo do trabalho escravo. "Diante disto, é fundamental que iniciativas como esta, lançada hoje pelo Governo de Sergipe, sejam abraçadas por todos. Desejo todo sucesso ao programa e espero que os empresários respondam, prontamente, a essa grande ação que potencializa o trabalho, especialmente o trabalho jovem", declarou ele.