Segunda edição do Curta Sexta leva produções audiovisuais sergipanas ao Cine Vitória

Cultura
23/08/2023 15h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoverá nesta sexta-feira, dia 25, a segunda edição do Curta Sexta, com a exibição de produções audiovisuais sergipanas, a partir das 19h, no Cine Vitória, localizado na Rua do Turista - entrada pela rua Propriá, Centro.

Na programação desta sexta-feira, quatro curtas-metragens produzidos com fomento da Lei Aldir Blanc serão apresentados no cinema: A Velha do Shopping?, de Gabriela Caldas; La Guita, de Gabriel Viana; Olhos de Fogo, de Jade Moraes; e Tintiliano, de Marcel Andrade. Os curtas trazem histórias de ficção e não ficção, ambientadas na capital sergipana.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento cria novas oportunidades de conhecimento e difusão da produção audiovisual sergipana. “O Curta Sexta já estreou com sucesso. É mais uma janela de oportunidades que a Funcaju criou para fortalecer e fazer circular a produção audiovisual sergipana, além da própria criação de uma plataforma de streaming, a AjuPlay. Ver nossas produções em tela grande é um prazer muito grande, tanto para o cinéfilo como para o realizador da obra”.

Entre as produções audiovisuais a serem exibidas, há dois documentários que tratam de personalidades sergipanas que fazem parte da história da cidade: a senhora Maria José, conhecida como “A véia do shopping”, e o pintor de paisagens Tintiliano.

O primeiro apresenta a história trágica da senhora que ficou conhecida por vagar pelos shoppings aracajuanos; já o segundo documentário traz, de forma poética, reflexões sobre a vida e a obra de Tintiliano. As obras “Olhos de Fogo” e “La Guita” focam no gênero ficção, e são a adaptação de um conto de um escritor sergipano e memórias nostálgicas sobre a infância, respectivamente.

Confira as sinopses dos filmes:

Olhos de Fogo - Jade Moraes : 18 min

Olhos de Fogo é uma adaptação do conto homônimo de Antônio Carlos Viana que conta a história de Maria, uma menina que sofre abuso dentro de casa com a conivência da mãe. Uma triste realidade que acontece todos os dias em nossa sociedade. O filme é um alerta do que pode acontecer quando o silêncio predomina.

A velha do shopping? - Gabriela Caldas: 20 min

Personagem da cultura urbana de Aracaju dos anos 90, a chamada “Véia do Shopping” atraiu a curiosidade dos aracajuanos sendo constantemente fotografada e muitas histórias surgiram sobre ela, mas na realidade era outra. Esse filme busca fazer um retrato poético e amoroso para a trágica história de Maria José.

La Guita - Gabriel de Almeida Viana: 18 min

Daniel enfrenta a vida adulta, cheia de responsabilidades e obrigações, nada parecido com a liberdade de sua juventude. Ao visitar a casa dos pais, na cidade onde nasceu e cresceu, ele reencontra seu antigo quarto, o que traz à tona diversas memórias nostálgicas que o reconectam com o seu passado.

Tintiliano - Marcel Andrade: 14 min

Conhecido por suas pinturas de paisagem com traços marcantes, Tintiliano é apresentado de uma maneira jamais vista. No filme, o personagem-narrador reflete sobre a vida e a arte em tempos tão sombrios, e como sonhando ele adentra em um dos monumentos mais icônicos de Aracaju. Seu desafio, tanto na arte quanto na vida, é manter a chama acesa. O sussurrar de suas palavras é na realidade um grito de protesto.