Mapeamento Participativo é realizado nos bairros Cidade Nova e Japãozinho

Defesa Civil
23/08/2023 16h57

Em continuidade às ações do Mapeamento Participativo, desenvolvido pela Defesa Civil de Aracaju em parceria com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), nesta quarta-feira,23, foi realizada visita às áreas de risco no bairro Cidade Nova. O trabalho visa aprimorar dados e reforçar o monitoramento, considerando as informações e experiências dos moradores da localidade.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, frisa que o trabalho tem continuidade gerando maior assertividades para o emprego de ações de mapeamento e monitoramento. "Com isso, a Defesa Civil pode mapear de forma mais realista as áreas que apresentam alguma suscetibilidade, classificando o grau de risco conforme a área necessite. Dessa forma, será possível adotar as providências necessárias e realizar um monitoramento mais preciso durante eventos adversos, principalmente àqueles relacionados às chuvas", indicou.

Para Fabrício Souza, membro do Nupdec Cidade Nova, é gratificante participar dessa ação enquanto voluntário. "Acho muito importante esse trabalho pois nele são desenvolvidas ações de prevenção contra acidentes e riscos, no sentido ambiental. Para que a comunidade possa se precaver de correr perigo diante de um eventual deslizamento de encosta", ressalta.

O voluntário do Nupdec Cidade Nova, José Edval Oliveira, destaca que essa uma oportunidade de dialogar com a Defesa Civil sobre situações que podem ensejar fatores de risco na comunidade. "É de grande importância para a comunidade. Eu já acompanho esse trabalho há quatro anos. É um trabalho bem feito e muito proveitos. A gente como morador conhece mais. É importante estarmos juntos mostrando o que realmente a comunidade está precisando. Eu me sinto útil em fazer isso para a comunidade", considerou.

O Mapeamento Participativo aproxima a Defesa Civil das comunidades, para que, de forma colaborativa, seja possível atualizar o mapeamento das áreas de risco da capital, considerando a vivência e observações dos moradores das localidades. Além dos bairro Cidade Nova e Porto Dantas, ao longo do mês de agosto, essa ação já foi desenvolvida nos bairros Jabotiana, Soledade e América.

As ações ocorrem de forma continuada, com a visita às áreas de risco e coleta de dados que irão compor o Plano de Contingência para o próximo período chuvoso na capital. A oportunidade é também de diálogo com a população para reforço de informações pertinentes à prevenção contra riscos.