Corredores de mobilidade também beneficiam táxis, transporte escolar e serviços de emergência

Transporte e Trânsito
24/08/2023 09h22

Além do transporte coletivo, os corredores de mobilidade Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco também beneficiam o deslocamento dos táxis e transporte escolar. Os veículos regularizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju que ofertam estes serviços podem trafegar pelas faixas exclusivas dos corredores, exceto o da Hermes Fontes, que é destinado exclusivamente à circulação dos ônibus. Veículos de emergência devidamente caracterizados, a exemplo de ambulância, têm livre circulação.  

Os corredores estão em funcionamento desde o último dia 11, e uma ampla campanha educativa organizada pela SMTT para orientar e conscientizar a população sobre o uso adequado dos corredores está sendo realizada, como detalha o superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles.

“Táxi e transporte escolar podem trafegar pelas faixas exclusivas, exceto no corredor Hermes Fontes. O Código de Trânsito não permite a transição de faixas em eixo contínuo. Logo, no corredor Hermes Fontes, táxis e transporte escolar estariam proibidos de transitar da faixa da esquerda para a direita, e se assim fizessem, causariam conflitos com veículos na faixa central e, eventualmente, retenção no corredor. A faixa exclusiva da Hermes Fontes não pode ser entendida como local para embarque e desembarque de usuários de táxi”, explica o gestor de trânsito da capital.

Campanha educativa
Desde 11 de agosto, equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT e agentes estão atuando nos corredores de mobilidade, em especial no da Hermes Fontes, fazendo um trabalho educativo diário, com ações lúdicas e a distribuição de material informativo.

“A campanha consiste em munir a população com informações didáticas sobre o uso dos corredores. Durante 30 dias, estaremos diariamente nos corredores, distribuindo material educativo e sensibilizando as pessoas sobre a prioridade do transporte coletivo, o respeito às faixas exclusivas e a travessia nas lombofaixas”, acrescenta o superintendente.

Horários de funcionamento
No corredor Hermes Fontes, as faixas são exclusivas para ônibus em tempo integral. No corredor Beira Mar, as faixas são exclusivas de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h, e 16h e 19h. No Centro/Jardins, as faixas são exclusivas de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Já no corredor Augusto Franco (antiga avenida Rio de Janeiro), as faixas localizadas entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite são exclusivas de segunda asexta, das 6h às 19h, e entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h, e 16h e 19h.

Veículos de emergência
Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, além de prioridade de trânsito, usufruem de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Tal orientação consiste em autorização legal prevista no art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).