Prefeitura já vacinou quase nove mil alunos nas escolas de Aracaju este ano

Saúde
24/08/2023 15h00

O serviço de vacinação nas escolas, uma das estratégias da Prefeitura de Aracaju para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, facilitando ainda mais o acesso aos imunizantes, já contemplou, este ano, 8.889 alunos das redes municipal, estadual e particular.

Nesta quinta-feira, 24, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que coordena o serviço, realizou a ação no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa e na Escola Estadual José de Alencar Cardoso, ambos no bairro Bugio.
 
De acordo com a enfermeira Alessandra Santos, as vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de HPV, antitetânica, meningite, mas também as de campanhas, como covid-19 e influenza. 

“Nas escolas, nossa equipe de saúde consulta no sistema quais vacinas estão pendentes em relação aos alunos que estão com cartão de vacina, documento e termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e vacina também os profissionais. Em continuidade à programação, nesta sexta, 25, ocorrerá na Escola Maria Márcia de Oliveira Moraes, no Bugio, e também na Escola Estadual Olimpia Bittencourt, no bairro Santos Dumont”, detalha a profissional.

Aprovação da comunidade escolar
Segundo a gestora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, a chegada deste serviço à escola é o momento de alegria e realização. “Recebemos a equipe de imunização da SMS em nossa escola com uma parceria de muita efetividade, fazendo com que os alunos atualizem sua caderneta de vacinação e também os funcionários sejam vacinados, facilitando e melhorando a qualidade de vida das pessoas da nossa comunidade”, elogia Deise.
 
Evelyn Meneses, de 17 anos, achou muito importante a vacinação, que aproxima ainda mais a escola e os serviços de saúde. “Cheguei com vontade de atualizar meu cartão de vacina, e mesmo com um pouco de medo vou fazer minha parte para crescer saudável”, comenta. 

Para o vigilante da escola, Pedro Henrique da Silva, a ação chegou no momento certo. “Já estava precisando atualizar minha caderneta de vacinação e ser vacinado no meu ambiente de trabalho facilitou ainda mais. Com esta imunização, evito ter algum problema ao longo da vida”, afirma.